GUIA BÁSICO DE MUSEUS DO AMAPÁ PARA DECOLONIZAR O ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorUCHÔA, MAILSON BRAGA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-27T19:31:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-27T19:31:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-
identificador: dc.identifier.otherMAILSONUCHÔAPROFHISTORIA2025pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132899-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho propôs um Guia Básico de Museus do Amapá para Decolonizar o Ensino de História apresenta uma análise crítica sobre a educação histórica, com foco na desconstrução de narrativas tradicionais e à problematização dos discursos hegemônicos que marcam a produção do conhecimento histórico. O guia visual, enquanto produto metodológico, constitui-se como um recurso para educadores e estudantes que busca fornecer informações sobre o acervo museológico amapaense ao mesmo tempo em que promove reflexões sobre o papel da memória, da identidade e da resistência na construção de uma história mais inclusiva e plural. Ao privilegiar a inserção de personagens históricos não convencionais — como povos indígenas, comunidades afrobrasileiros e outros sujeitos subalternizados —, o guia alinha-se às proposições da educação decolonial, que visa desestabilizar os cânones eurocêntricos e os silenciamentos estruturais perpetuados ao longo da modernidade/colonialidade. Quando a reflexão epistemológica acerca dos legados da colonização torna-se mais pulsante, o questionamento sobre a centralidade conferida a versões tradicionais reforça o compromisso em questionar as hierarquias de saber e poder que ainda orientam o ensino de História, abrindo espaço para múltiplas narrativas e para a valorização de epistemologias outras, fundamentadas em saberes ancestrais e experiências comunitárias. O guia visual divulga a localização dos museus existentes no Amapá e propõe estratégias pedagógicas que possibilitam tensionar versões históricas homogêneas e hegemônicas. Ao usufruir dos aportes teóricos decoloniais, busca-se fortalecer processos de ensino-aprendizagem capazes de promover o engajamento crítico, a consciência histórica e a ação transformadora no espaço escolar. O guia básico de museus contextualiza a relevância destas instituições na formação da identidade cultural amapaense e discute questões contemporâneas relacionadas à educação e à preservação da memória coletiva.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent108.215kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Museus; Educação Decolonial; Identidade Cultural; Memória Coletivapt_BR
Título: dc.titleGUIA BÁSICO DE MUSEUS DO AMAPÁ PARA DECOLONIZAR O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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