VILA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ, PROJETO PINSONIA, OS “COSTUMES” E O ENSINO DE HISTÓRIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, VERA DO SOCORRO CUNHA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-26T20:08:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-26T20:08:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherVERADOSOCORROSILVAPROFHISTORIA2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132892-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo, que tem por título “Vila de São José de Macapá, Projeto Pinsonia, os ‘Costumes’ e o Ensino de História”, articulado na linha de pesquisa “Narrativas históricas: produção e difusão” do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), tem por objeto de estudo as questões culturais contidas no Projeto Pinsonia, com a finalidade de compreender os costumes da Vila de São José de Macapá no contexto do Projeto enquanto documento para o Ensino de História em um diálogo com a história local da cidade de Macapá/AP no período de 1853 a 1873. O Projeto Pinsonia é um Projeto de Lei de autoria do deputado Cândido Mendes de Almeida, elaborado em 1853, o qual almejava a conquista da autonomia territorial das terras da parte setentrional da Província do Grão-Pará. Compilados a esse projeto, foi encontrado ainda um conjunto de outros documentos reunidos por Cândido Mendes, em 1873, no intuito de fortalecer o seu discurso de defesa da criação da Província de Pinsonia. Esse constructo de uma memória da história local se estabelece como uma fonte histórica que resultou numa análise dos diversos diálogos possíveis da história local, dos quais destaca-se: 1) os costumes socialmente constituídos no cotidiano de homens e mulheres no contexto da Vila de São José de Macapá; 2) as continuidades e descontinuidade de costumes sociais e 3) os “costumes” culturalmente constituídos para o ensino de História e da história local. Dos costumes identificados na narrativa do Projeto, apresentamos uma propositiva de estudo do “hábito de dormir em rede” como estratégia introdutória para uma possível abordagem da temática indígena no chão da sala de aula, na qual diferentes saberes possam emergir e dialogar a partir de uma perspectiva decolonial e intercultural.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1353kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFonte histórica. Costumes. Cotidiano. Perspectiva decolonial. Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleVILA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ, PROJETO PINSONIA, OS “COSTUMES” E O ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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