
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, ROSÁLIA MARIA DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-26T19:59:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-26T19:59:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ROSÁLIAOLIVERIRAPROFHISTORIA2022 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132884 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho trata sobre a produção de narrativas em diários pelos alunos em sala de aula, utilizando os relatos de viagem do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira (1783-1792). E tem como objetivo contribuir para um Ensino de História, onde traga possibilidades para os estudantes de superar suas dificuldades na leitura e a escrita para a construção do seu saber histórico. Dando-lhes oportunidades através desse ensino numa relação interacionista e dialógica, tendo como referências as metodologias de Paulo Freire e Celestin Freinet, respectivamente, para uma relação integradora no espaço escolar. Para tanto se propõe a construção de um catálogo temático para ser utilizado por professoras e professores de história. Sendo este instrumento didático composto por orientações referidas a metodologia de ensino com o objetivo de promover a escrita de narrativas nas aulas de história. Se observa que o trabalho didático com fontes históricas representa a constituição de diálogos sobre aspectos significativos que caracterizam o processo de colonização na Amazônia no século XVIII. Conclui-se que a produção do catálogo contendo orientações e a escrita de narrativas por parte dos estudantes é importante na desconstrução de concepções forjadas a partir de paradigma eurocêntrico.” | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1356kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativas. Relatos de viagem. Ensino de História. Dialógica. Paradigma eurocêntrico. | pt_BR |
| Título: dc.title | A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS COM OS RELATOS DE VIAGEM DE ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ROSÁLIAOLIVERIRAPROFHISTORIA2022.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132884/2/ROSÁLIAOLIVERIRAPROFHISTORIA2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons