OFICINA EDUCATIVA “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O MINECRAFT: CONECTANDO OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SANTANA-AP AO PATRIMÔNIO CULTURAL FORTE CUMAÚ”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMONTE, MARIA RITA DO NASCIMENTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-26T19:21:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-26T19:21:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherMARIARITAMONTEPROFHISTORIA2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132878-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo apresenta reflexões e possibilidades da preservação, no contexto escolar, do patrimônio histórico, arqueológico e cultural Forte Cumaú, objeto desta pesquisa, por meio do jogo Minecraft como ferramenta educativa aliada à Educação Patrimonial. O Forte Cumaú foi fundado pelos ingleses e palco da complexa luta entre potências europeias ao longo dos séculos XVII e XVIII na tentativa de conquista da região amazônica. Mesmo desfrutando de um artigo na Constituição do Estado do Amapá como uma área de preservação histórico-cultural e de lazer, não há ações que efetivem a valorização e proteção do Forte Cumaú. A preservação e a valorização têm formado uma dinâmica sócio-histórica que se tornou fundamental para a efetiva proteção do patrimônio cultural em uma perspectiva relacionada com a Educação Patrimonial. A pesquisa tem como objetivo a inserção de métodos da Educação Patrimonial, de modo que ela se materialize na prática docente para fortalecer os vínculos de identidade e memória dos estudantes com os patrimônios culturais que fazem parte da história local do estado do Amapá. O produto educacional da pesquisa no Mestrado Profissional em História foi uma Oficina Educativa que culminou com a construção do Forte Cumaú pelos alunos, utilizando o jogo Minecraft como ferramenta de criação. Como resultado, elaborou-se um caderno didático-informativo que divulga as atividades da Oficina Educativa, funcionando como suporte para os professores que queiram trabalhar a Educação Patrimonial e os jogos virtuais no espaço escolar para o reconhecimento e a valorização dos patrimônios culturais do Amapá. A proposta é contribuir para a formulação de práticas pedagógicas que ofereçam subsídios para a construção do conhecimento, valorização e preservação de bens culturais, como o Forte Cumaú, no ambiente escolar, por meio de novas práticas educativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3062kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Patrimonial. Forte Cumaú. Ensino de História. Minecraft. Oficina Educativapt_BR
Título: dc.titleOFICINA EDUCATIVA “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O MINECRAFT: CONECTANDO OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SANTANA-AP AO PATRIMÔNIO CULTURAL FORTE CUMAÚ”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


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