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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MONTE, MARIA RITA DO NASCIMENTO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-26T19:21:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-26T19:21:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MARIARITAMONTEPROFHISTORIA2023 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132878 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo apresenta reflexões e possibilidades da preservação, no contexto escolar, do patrimônio histórico, arqueológico e cultural Forte Cumaú, objeto desta pesquisa, por meio do jogo Minecraft como ferramenta educativa aliada à Educação Patrimonial. O Forte Cumaú foi fundado pelos ingleses e palco da complexa luta entre potências europeias ao longo dos séculos XVII e XVIII na tentativa de conquista da região amazônica. Mesmo desfrutando de um artigo na Constituição do Estado do Amapá como uma área de preservação histórico-cultural e de lazer, não há ações que efetivem a valorização e proteção do Forte Cumaú. A preservação e a valorização têm formado uma dinâmica sócio-histórica que se tornou fundamental para a efetiva proteção do patrimônio cultural em uma perspectiva relacionada com a Educação Patrimonial. A pesquisa tem como objetivo a inserção de métodos da Educação Patrimonial, de modo que ela se materialize na prática docente para fortalecer os vínculos de identidade e memória dos estudantes com os patrimônios culturais que fazem parte da história local do estado do Amapá. O produto educacional da pesquisa no Mestrado Profissional em História foi uma Oficina Educativa que culminou com a construção do Forte Cumaú pelos alunos, utilizando o jogo Minecraft como ferramenta de criação. Como resultado, elaborou-se um caderno didático-informativo que divulga as atividades da Oficina Educativa, funcionando como suporte para os professores que queiram trabalhar a Educação Patrimonial e os jogos virtuais no espaço escolar para o reconhecimento e a valorização dos patrimônios culturais do Amapá. A proposta é contribuir para a formulação de práticas pedagógicas que ofereçam subsídios para a construção do conhecimento, valorização e preservação de bens culturais, como o Forte Cumaú, no ambiente escolar, por meio de novas práticas educativas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3062kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial. Forte Cumaú. Ensino de História. Minecraft. Oficina Educativa | pt_BR |
| Título: dc.title | OFICINA EDUCATIVA “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E O MINECRAFT: CONECTANDO OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SANTANA-AP AO PATRIMÔNIO CULTURAL FORTE CUMAÚ” | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MARIARITAMONTEPROFHISTORIA2023.pdf | 3.06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132878/2/MARIARITAMONTEPROFHISTORIA2023.pdfDownload |
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