O fio de Ariadne no “labyrintho confuso”: jesuítas e indígenas na Amazônia colonial em narrativas didáticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNUNES, ELIANA PENHA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-26T18:33:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-26T18:33:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherELIANANUNESPROFHISTORIA2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132869-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como tema “O fio de Ariadne no “labyrintho confuso”: jesuítas e indígenas na Amazônia colonial em narrativas didáticas”. Seu objetivo foi compreender como o livro didático de História do 6º ano do Ensino Fundamental aborda a temática indígena e jesuítica na Amazônia do século XVI. Para isso, desenvolvemos uma pesquisa documental que tomou como objeto de análise 06 livros didáticos de história, aprovados para o PNLD 2008 a 2021. Analisamos os dois livros mais adotados pelas escolas no Estado do Amapá. Buscamos identificar o processo de ensino-aprendizagem de história a partir do ponto de vista específico dos indígenas e jesuítas, compreendendo esta temática como narrativa histórica que conta sobre os modos de vida e sua diversidade cultural, e propor um capítulo de livro sensorial como recurso didático e fonte histórica. Para atingir os objetivos da investigação, traçamos um histórico sobre o livro didático com apoio em Bittencourt (2018), Munakata (2012), Gatti Junior (2004), entre outros. A análise sobre a temática indígena e jesuíta nos livros didáticos esteve apoiada nos estudos de José da Silva (2015), Coelho e Rocha (2018), Groupioni (1996) entre outros. Em relação ao processo de ensino-aprendizagem, consideramos a teoria de Carl Rogers para subsidiar a proposta do capítulo de livro sensorial. Os resultados apontam que as temáticas indígenas e jesuítas na Amazônia são abordadas nos livros didáticos ora assumindo o lugar de recurso didático complementar, ora tendo presença apenas ilustrativa, apesar da promulgação da lei 11.645/2008. Os resultados apontados pela pesquisa subsidiaram a elaboração de um capítulo de livro didático sensorial sobre a temática indígena e jesuíta na Amazônia colonial para o ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2119kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Indígenas. Jesuítas. Amazônia. Livro Didáticopt_BR
Título: dc.titleO fio de Ariadne no “labyrintho confuso”: jesuítas e indígenas na Amazônia colonial em narrativas didáticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons