“LEVA PRA BENZER”: Ensino de História Local e a Tradição das Benzedeiras em uma Sequência Didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRAGA, LUCIANO DA ROCHA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-25T19:24:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-25T19:24:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherLUCIANOBRAGAPROFHISTORIA2024pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132854-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa pretendeu discutir a produção de uma Sequência Didática como produto educacional no componente curricular de História para a discussão da tradição e das narrativas das benzedeiras no Ensino de História Local, abordando conceitos como o de tradição, Ensino de História e História Local, memória, gênero, currículo e, claro, a prática do benzimento e as possibilidades de uso nas aulas de História no Ensino Fundamental Anos Finais. Dentre os objetivos do estudo estava compreender a importância da memória e da tradição para o ensino de história, identificar as narrativas orais e a tradição das benzedeiras e o lugar que ocupam no currículo com base no Referencial Curricular Amapaense, além de investigar as possibilidades de uso e aplicação da tradição e narrativas orais das benzedeiras nas aulas de História Local através do uso de podcast como recurso didático incluído em uma Sequência Didática. O método principal para coleta de dados para subsidiar a elaboração do produto foi de revisão da bibliografia, com o uso de artigos e pesquisas que se propuseram a desenvolver estudos sobre a Tradição das Benzedeiras e do Ensino de História Local, observando na perspectiva de gênero narrativas pouco visíveis nos relatos da historiografia local. Assim, acreditamos que há grande importância na tradição e nas narrativas das benzedeiras e que as mesmas podem contribuir de forma significativa para o Ensino de História Local, o que se mostra como grande estratégia para uma aula que tenha o aluno e seu lugar como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3573kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História Local, Tradição, Benzedeiras, Currículo, Sequência Didática.pt_BR
Título: dc.title“LEVA PRA BENZER”: Ensino de História Local e a Tradição das Benzedeiras em uma Sequência Didáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons