
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GAIA, JOÃO VINICIUS MARQUES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-26T19:00:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-26T19:00:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | JOÃOGAIAPROFHISTORIA2023 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132851 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Cadernos Pedagógicos são materiais didáticos que auxiliam os professores na tarefa de elaboração de aulas. Este trabalho propôs a confecção de um caderno pedagógico de ensino de história baseado nos modos de vida da comunidade remanescente de quilombo Mel da Pedreira, no munícipio de Macapá, atendendo as demandas expressas na Lei 10.639/2003 e nas Diretrizes Nacionais para Educação Étnico-Racial. Um dos pontos que geralmente são indicados como dificultadores da implementação do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira é a carência de material para uso em sala de aula. Ao propormos a elaboração de um caderno pedagógico, visamos disponibilizar ao professor recursos que possam auxiliá-lo em sala, tais como textos de apoio, mapas da região, fotos da localidade e letras de hinos compostos pelos próprios moradores para uso na igreja local. Dessa forma, o produto auxiliará o aluno no desenvolvimento das habilidades e competências previstas pela Base Comum Curricular (BNCC) para o componente curricular de História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4570kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Quilombo. Ensino de história. Caderno pedagógico. Mel da Pedreira. | pt_BR |
| Título: dc.title | O QUILOMBO MEL DA PEDREIRA NA SALA DE AULA: CADERNO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA QUILOMBOLA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| JOÃOGAIAPROFHISTORIA2023.pdf | 4.57 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132851/2/JOÃOGAIAPROFHISTORIA2023.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons