HISTÓRIAS E CULTURAS EM NOSSOS QUINTAIS: possibilidades de uso no Ensino de História do Sítio Arqueológico Pacoval em Macapá, Amapá/Brasil

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, ELIANA DA SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-26T18:29:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-26T18:29:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherELIANA RIBEIROPROFHISTORIA2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132848-
Resumo: dc.description.abstractEste presente estudo versa sobre uma proposta metodológica propositiva na Educação Básica para o Ensino de História, por meio de ações educativas subsidiadas pela cultura material do Sítio Arqueológico Pacoval, na cidade de Macapá/Amapá-Brasil. A proposta tem como perspectivas epistemológicas as pedagogias freiriana e decolonial voltadas para alunos(as) do 6º ano do Ensino Fundamental (antiga 5º série), da rede pública e particular de ensino. Assim, as ações pedagógicas realizadas na escola Estadual Deusolina Salles Farias como aulas dialogadas, oficina de escavação simulada, palestras, visitas aos museus e entrevistas com especialistas que tiveram contato com o material do sítio mencionado visam contribuir para a problematização, desconstrução de discursos canônicos e eurocêntricos, além de possibilitar a construção de olhares e ações críticas e emancipatórias que respeitem e valorizem a História e a Cultura dos povos indígenas, habitantes do Amapá, no passado e no presente. Para tanto, as análises seguiram a linha da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, com foco no Ensino de História, na Educação Patrimonial, na Arqueologia da Amazônia e no diálogo com temáticas acerca das pedagogias freiriana e decolonial, com corpus documental construído durante as vivências com os educandos em sala de aula e fora do espaço escolar. Nesse contexto, as atividades foram registradas e editadas para compor um documentário, produto do Trabalho de Conclusão do Mestrado (TCM). Desse modo, a pesquisa resultou na produção de um documentário para o Ensino Básico acompanhado de um texto dissertativo que pretende corroborar com o que preconiza a Lei Federal nº 11.645/2008 sobre a inserção da temática indígena na Educação Básica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4808kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Educação Patrimonial. Pedagogias Freiriana e Decolonial. Sítio Arqueológico Pacoval. Macapá-Amapá.pt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIAS E CULTURAS EM NOSSOS QUINTAIS: possibilidades de uso no Ensino de História do Sítio Arqueológico Pacoval em Macapá, Amapá/Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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