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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MARTE, SOCORRO MADZY | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-25T19:59:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-25T19:59:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | SOCORROMARTEPROFHISTORIA2023 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132840 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Mestrado TCM tem como finalidade debater a temática da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Ensino de História nas escolas brasileiras com a aplicação da Lei nº. 10.639/03, em especial a partir da aplicação de uma metodologia de ensino pautada no uso da pedagogia Griô para docentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual São Paulo, localizada no município de Santana/AP. A pedagogia Griô, uma pedagogia que se alinha com a perspectiva decolonial, foi escolhida em virtude de adotar, a partir de recursos como a contação de histórias de África somado ao uso de outros recursos como a música e as artes cênicas que trabalham a tradição oral nas aulas de História e sua contribuição para a construção de um conhecimento histórico, cultural e identitário que permita o combate de preconceitos e estereótipos direcionados aos povos de África na realidade brasileira dentro do contexto escolar com experiências exitosas em outras cidades do país, principalmente as localizadas nas zonas periféricas das mesmas, como é o caso da escola-campo escolhida. Baseado em leituras de autores que falam da história e realidade dos povos de África, do ensino de História e dos contos africanos, bem como a análise da História com a adoção de fontes orais afro-referenciadas acrescida de uma abordagem metodológica que consiste no desenvolvimento de oficinas que têm como base a pedagogia Griô, com práticas viabilizadas a partir da contação de histórias. As observações e interações junto ao corpo docente da escola campo subsidiaram a construção do Produto Educacional, a Oficina Pedagógica: Contação de Histórias sob uma Perspectiva Griô para o diálogo e vivência da Pedagogia Griô com os docentes, objetivando sensibilizar a comunidade escolar para a importância da tradição oral no processo de ensino aprendizagem, em especial no ensino de História. Esses momentos de diálogos, reflexões e vivências da Pedagogia Griô, disponibilizados através da oficina pedagógica além de contribuir com a formação contínuada dos profissionais envolvidos, também possibilitará um diálogo necessário sobre os desafios colocados para o trabalho docente no âmbito do ensino de História, configurando-se como um instrumento eficaz para a sensibilização de uma educação antirracista, pois possibilita aos sujeitos em formação à compreensão da sua identidade e ancestralidade africana, facilitando a superação de preconceitos e estereótipos relacionados à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1034kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Pedagogia Griô. Tradição oral. Lei 10.639/03 | pt_BR |
| Título: dc.title | O USO DA PEDAGOGIA GRIÔ NAS AULAS DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUA DO 4º E 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL SÃO PAULO – SANTANA/AP | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
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| SOCORROMARTEPROFHISTORIA2023.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132840/2/SOCORROMARTEPROFHISTORIA2023.pdfDownload |
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