O USO DA PEDAGOGIA GRIÔ NAS AULAS DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUA DO 4º E 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL SÃO PAULO – SANTANA/AP

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARTE, SOCORRO MADZY-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-25T19:59:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-25T19:59:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherSOCORROMARTEPROFHISTORIA2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132840-
Resumo: dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Mestrado TCM tem como finalidade debater a temática da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Ensino de História nas escolas brasileiras com a aplicação da Lei nº. 10.639/03, em especial a partir da aplicação de uma metodologia de ensino pautada no uso da pedagogia Griô para docentes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual São Paulo, localizada no município de Santana/AP. A pedagogia Griô, uma pedagogia que se alinha com a perspectiva decolonial, foi escolhida em virtude de adotar, a partir de recursos como a contação de histórias de África somado ao uso de outros recursos como a música e as artes cênicas que trabalham a tradição oral nas aulas de História e sua contribuição para a construção de um conhecimento histórico, cultural e identitário que permita o combate de preconceitos e estereótipos direcionados aos povos de África na realidade brasileira dentro do contexto escolar com experiências exitosas em outras cidades do país, principalmente as localizadas nas zonas periféricas das mesmas, como é o caso da escola-campo escolhida. Baseado em leituras de autores que falam da história e realidade dos povos de África, do ensino de História e dos contos africanos, bem como a análise da História com a adoção de fontes orais afro-referenciadas acrescida de uma abordagem metodológica que consiste no desenvolvimento de oficinas que têm como base a pedagogia Griô, com práticas viabilizadas a partir da contação de histórias. As observações e interações junto ao corpo docente da escola campo subsidiaram a construção do Produto Educacional, a Oficina Pedagógica: Contação de Histórias sob uma Perspectiva Griô para o diálogo e vivência da Pedagogia Griô com os docentes, objetivando sensibilizar a comunidade escolar para a importância da tradição oral no processo de ensino aprendizagem, em especial no ensino de História. Esses momentos de diálogos, reflexões e vivências da Pedagogia Griô, disponibilizados através da oficina pedagógica além de contribuir com a formação contínuada dos profissionais envolvidos, também possibilitará um diálogo necessário sobre os desafios colocados para o trabalho docente no âmbito do ensino de História, configurando-se como um instrumento eficaz para a sensibilização de uma educação antirracista, pois possibilita aos sujeitos em formação à compreensão da sua identidade e ancestralidade africana, facilitando a superação de preconceitos e estereótipos relacionados à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1034kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Pedagogia Griô. Tradição oral. Lei 10.639/03pt_BR
Título: dc.titleO USO DA PEDAGOGIA GRIÔ NAS AULAS DE HISTÓRIA: POSSIBILIDADES A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUA DO 4º E 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL SÃO PAULO – SANTANA/APpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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