
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, MARQUES FERREIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-25T19:34:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-25T19:34:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| identificador: dc.identifier.other | MARQUESBARBOSAPROFHISTORIA2024 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132834 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de Mestrado profissional em ensino de história apresenta na linha Saberes Históricos no Espaço Escolar, um caderno de oficinas pedagógicas a partir da pedagogia griô e educação quilombola como possibilidade metodológica voltada ao Ensino de história na educação escolar Quilombola. Produtos educacionais para o ensino de história no chão dos territórios de quilombos amapaenses e amazônicos são imprescindíveis para implantação de lei 10.639/03, das diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola na educação básica. A prática do ensino por oficinas pedagógicas nos anos iniciais tem potencialidades à formação cidadã de sujeitos pertencentes a locais que foram postos na periferia social no processo histórico brasileiro, desta forma um ensino diferenciado de história com base na pedagogia griô contribuirá para formação da consciência crítica, investigativa sobre questões raciais, indígenas, de gênero, de enfretamento a desigualdades sociais, políticas e econômicas. O trabalho tem como suporte teórico pesquisas bibliográficas que tratam das legislações para o ensino das relações étnico raciais, pensamento decolonial e ensino de história, educação quilombola, educação escolar quilombola, pedagogia griô, racismo estrutural, educação antirracista e africanidades. Esses escritos foram buscados em livros, teses, artigos e bibliotecas digitais. A pesquisa enseja-se qualitativa e foi construída nas Escolas Quilombolas Estaduais do Quilombo Mel da Pedreira localizado na BR 156, no quilômetro 30 e da comunidade quilombola do Torrão do Matapi, localizada BR 156, no quilômetro 21, ambas na área rural da capital Macapá/AP, estas escolas oferecem o ensino fundamental (1º ao 5º ano da educação básica) como modalidade de ensino. Nestas houve a observação em campo, entrevistas orais gravadas, com indivíduos que guardam os conhecimentos tradicionais e memórias que foram utilizados como fontes para o planejamento de ações das oficinas pedagógicas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4906kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história. Educação quilombola. Pedagogia Griô. Quilombos contemporâneos. | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E PEDAGOGIA GRIÔ: CADERNO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COM TEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA PARA OS ANOS INICIAIS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| MARQUESBARBOSAPROFHISTORIA2024.pdf | 4.91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132834/2/MARQUESBARBOSAPROFHISTORIA2024.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons