ENSINO DE HISTÓRIA E PEDAGOGIA GRIÔ: CADERNO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COM TEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA PARA OS ANOS INICIAIS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, MARQUES FERREIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-25T19:34:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-25T19:34:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherMARQUESBARBOSAPROFHISTORIA2024pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132834-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho de Mestrado profissional em ensino de história apresenta na linha Saberes Históricos no Espaço Escolar, um caderno de oficinas pedagógicas a partir da pedagogia griô e educação quilombola como possibilidade metodológica voltada ao Ensino de história na educação escolar Quilombola. Produtos educacionais para o ensino de história no chão dos territórios de quilombos amapaenses e amazônicos são imprescindíveis para implantação de lei 10.639/03, das diretrizes curriculares nacionais para educação escolar quilombola na educação básica. A prática do ensino por oficinas pedagógicas nos anos iniciais tem potencialidades à formação cidadã de sujeitos pertencentes a locais que foram postos na periferia social no processo histórico brasileiro, desta forma um ensino diferenciado de história com base na pedagogia griô contribuirá para formação da consciência crítica, investigativa sobre questões raciais, indígenas, de gênero, de enfretamento a desigualdades sociais, políticas e econômicas. O trabalho tem como suporte teórico pesquisas bibliográficas que tratam das legislações para o ensino das relações étnico raciais, pensamento decolonial e ensino de história, educação quilombola, educação escolar quilombola, pedagogia griô, racismo estrutural, educação antirracista e africanidades. Esses escritos foram buscados em livros, teses, artigos e bibliotecas digitais. A pesquisa enseja-se qualitativa e foi construída nas Escolas Quilombolas Estaduais do Quilombo Mel da Pedreira localizado na BR 156, no quilômetro 30 e da comunidade quilombola do Torrão do Matapi, localizada BR 156, no quilômetro 21, ambas na área rural da capital Macapá/AP, estas escolas oferecem o ensino fundamental (1º ao 5º ano da educação básica) como modalidade de ensino. Nestas houve a observação em campo, entrevistas orais gravadas, com indivíduos que guardam os conhecimentos tradicionais e memórias que foram utilizados como fontes para o planejamento de ações das oficinas pedagógicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4906kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história. Educação quilombola. Pedagogia Griô. Quilombos contemporâneos.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E PEDAGOGIA GRIÔ: CADERNO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COM TEMÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA PARA OS ANOS INICIAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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