ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA DA PRISÃO: Sequência didática para o uso de uma obra literária nas aulas de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNICOLETTI, LUCIANA PAULA SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-25T19:19:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-25T19:19:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherLUCIANAPAULANICOLETTIPROFHISTORIA2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132833-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo, denominado “Ensino de História na escola da prisão: Sequência didática para o uso de uma obra literária nas aulas de História” apresenta reflexões sobre a trajetória da Educação Prisional no mundo, no Brasil e no Amapá, buscando fundamentar a proposição de um produto educacional para estudantes da Educação de Jovens e Adultos, e que em 2022, estavam matriculados na Escola Estadual São José, localizada no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá - IAPEN. A sequência didática foi elaborada no editor de Word versão 2010 e apresenta discussões acerca de questões metodológicas que envolvem o ensino de História e as potencialidades pedagógicas do uso da literatura nas aulas de História, considerando-se as especificidades do ensino em contexto de privação de liberdade na capital do estado do Amapá. Com acesso na internet ao produto educacional pelos professores de História da escola pesquisada, espera-se que no futuro o corpo docente utilize a proposta de sequência didática nas aulas presenciais de História em turmas do Ensino Médio. A sua aplicação em sala de aula a partir do diálogo entre História e Literatura, com o método de ensino de Freire, adaptado ao cotidiano do ensino carcerário; e usando a obra literária “Memórias do Cárcere” de Graciliano Ramos (2018) como fonte histórica, possibilitará ensinar e compartilhar saberes históricos que têm relação com a Era Vargas na História do Brasil e também com vivências e memórias de estudantes, que são pessoas privadas de liberdade.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1759kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Educação Penitenciária. Sequência Didática. História e Literatura.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA DA PRISÃO: Sequência didática para o uso de uma obra literária nas aulas de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons