CADERNO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RESISTÊNCIA CABANA EM HQ

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, GABRIEL RAIOL-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-23T14:46:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-23T14:46:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherGABRIELPINTOPROFHISTORIA2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132774-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa aborda sobre sujeitos históricos que participaram do movimento da Cabanagem na Amazônia paraense, entre os anos 1835 e 1840, mas que foram obliterados pela historiografia tradicional e silenciados nos materiais didáticos do ensino básico. Assim, tem-se como objetivo propor material didático que expresse a existência e re - existência de sujeitos invisibilizados no movimento da Cabanagem, na primeira metade do século XIX, para proporcionar a construção de saberes históricos em sala de aula, de forma lúdica e agradável, com uma linguagem criativa. A metodologia abrange os passos a seguir: leitura de autores e autoras que discutem a Cabanagem, o ensino de História e as ideias e métodos pedagógicos de Celestin Freinet (pensador da aprendizagem que faz uso da pedagogia laboral) e de referências da premissa decolonial, entre elas de Catherine Walsh (que discute e questiona a subalternidade e a colonialidade do ser, do saber e do poder com centralidade no pensamento europeu); utilização de livros didáticos de História para interrogar acerca da ausência de pessoas outras no movimento da Cabanagem (como indígenas, quilombolas e ribeirinhos); elaboração de sequências didáticas para a confecção de histórias em quadrinhos sobre a Cabanagem, sugerindo -se realização de oficinas para que discentes possam criar suas próprias HQs, a partir da problematização e construção de roteiros a serem intercambiados com discentes da própria escola e de outras instituições de ensino. O resultado deste trabalho desdobra -se em duas partes: um Texto de Apoio, com reflexões sobre a historiografia da Cabanagem e Caderno com Sequências Didáticas com possibilidades de ensinar Histórias do movimento cabano com sujeitos outros que foram obliterados pelo saber escolar. Como conclusão, almeja-se que o trabalho seja um instrumento para que docentes do ensino fundamental (anos finais) possam, em conjunto com discentes, a partir da pedagogia laboral, desenvolver autonomia para um conhecimento histórico decolonizante, despertar empatia quanto ao tema estudado e fortalecer a criticidade, a atitude historiadora, a criatividade e a ludicidade no ato de aprender e ensinar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4689kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-chave: Ensino de história. Cabanagem. Amazônia. Sequência Didática. História em quadrinhos. Decolonialidade.pt_BR
Título: dc.titleCADERNO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RESISTÊNCIA CABANA EM HQpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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