OS DESAFIOS DAS FORMIGAS ANA E BEA NA BUSCA POR ALIMENTO: UMA PROPOSTA DE TAREFAS PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NEGATIVO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauí - UESPIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, MARIA IARA BRITO-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, VALDIRENE GOMES-
Autor(es): dc.contributor.authorLEMOS, LUCAS VIEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-22T01:36:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-22T01:36:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-09-30-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132752-
Resumo: dc.description.abstractA presente tarefa conta com um contexto que introduz o conceito de vetor, nos itens a e b, por meio de módulo, direção e sentido e enfatiza a ideia de deslocamento. Nas próximas tarefas, c e d, dá início a análises que se aproximam do conceito de número negativo por meio do movimento na reta, com o deslocamento para ambos os sentidos, tomando como referência a origem e evidenciando a ideia de sentidos opostos. Nos itens e e g, trabalhamos a relação do deslocamento com o tempo e com a intensidade da força aplicada. No item f, atribui o zero na relação de comparação entre opostos, com a existência de um número que possui como oposto ele mesmo ao apontar para o surgimento do instante zero de deslocamento. Por fim, nos itens h, i e j, mostra o surgimento dos números positivos no âmbito genérico dos números negativos, por meio de dois conjuntos de vetores opostos a uma mesma unidade, abrindo margem para se pensar no processo das operações com números negativos. A sequência está organizada nos seguintes capítulos: 1. Descrição da Atividade 2. Introdução do Conceito de Vetor 3. O Conceito de Número Negativo por Meio do Movimento na Reta Numérica 4. Relação de Deslocamento Tempo e Força 5. O Zero como Oposto a Ele Mesmo 6. O Surgimento dos Números Positivos no Âmbito Genérico dos Negativospt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Desenvolvimentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectnúmero negativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsequência didáticapt_BR
Título: dc.titleOS DESAFIOS DAS FORMIGAS ANA E BEA NA BUSCA POR ALIMENTO: UMA PROPOSTA DE TAREFAS PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NEGATIVOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons