
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí - UESPI | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MARIA IARA BRITO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, VALDIRENE GOMES | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | LEMOS, LUCAS VIEIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-22T01:36:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-22T01:36:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-30 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132752 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente tarefa conta com um contexto que introduz o conceito de vetor, nos itens a e b, por meio de módulo, direção e sentido e enfatiza a ideia de deslocamento. Nas próximas tarefas, c e d, dá início a análises que se aproximam do conceito de número negativo por meio do movimento na reta, com o deslocamento para ambos os sentidos, tomando como referência a origem e evidenciando a ideia de sentidos opostos. Nos itens e e g, trabalhamos a relação do deslocamento com o tempo e com a intensidade da força aplicada. No item f, atribui o zero na relação de comparação entre opostos, com a existência de um número que possui como oposto ele mesmo ao apontar para o surgimento do instante zero de deslocamento. Por fim, nos itens h, i e j, mostra o surgimento dos números positivos no âmbito genérico dos números negativos, por meio de dois conjuntos de vetores opostos a uma mesma unidade, abrindo margem para se pensar no processo das operações com números negativos. A sequência está organizada nos seguintes capítulos: 1. Descrição da Atividade 2. Introdução do Conceito de Vetor 3. O Conceito de Número Negativo por Meio do Movimento na Reta Numérica 4. Relação de Deslocamento Tempo e Força 5. O Zero como Oposto a Ele Mesmo 6. O Surgimento dos Números Positivos no Âmbito Genérico dos Negativos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino Desenvolvimental | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | número negativo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | pt_BR |
| Título: dc.title | OS DESAFIOS DAS FORMIGAS ANA E BEA NA BUSCA POR ALIMENTO: UMA PROPOSTA DE TAREFAS PARA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO NEGATIVO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto educacional (1).pdf | 921,14 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132752/2/Produto educacional (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons