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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | PINTO, GABRIEL RAIOL | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-21T15:44:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-21T15:44:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GABRIELPINTOPROFHISTORIA2023 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132717 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa aborda sobre sujeitos históricos que participaram do movimento da Cabanagem na Amazônia paraense, entre os anos 1835 e 1840, mas que foram obliterados pela historiografia tradicional e silenciados nos materiais didáticos do ensino básico. Assim, tem-se como objetivo propor material didático que expresse a existência e re - existência de sujeitos invisibilizados no movimento da Cabanagem, na primeira metade do século XIX, para proporcionar a construção de saberes históricos em sala de aula, de forma lúdica e agradável, com uma linguagem criativa. A metodologia abrange os passos a seguir: leitura de autores e autoras que discutem a Cabanagem, o ensino de História e as ideias e métodos pedagógicos de Celestin Freinet (pensador da aprendizagem que faz uso da pedagogia laboral) e de referências da premissa decolonial, entre elas de Catherine Walsh (que discute e questiona a subalternidade e a colonialidade do ser, do saber e do poder com centralidade no pensamento europeu); utilização de livros didáticos de História para interrogar acerca da ausência de pessoas outras no movimento da Cabanagem (como indígenas, quilombolas e ribeirinhos); elaboração de sequências didáticas para a confecção de histórias em quadrinhos sobre a Cabanagem, sugerindo -se realização de oficinas para que discentes possam criar suas próprias HQs, a partir da problematização e construção de roteiros a serem intercambiados com discentes da própria escola e de outras instituições de ensino. O resultado deste trabalho desdobra -se em duas partes: um Texto de Apoio, com reflexões sobre a historiografia da Cabanagem e Caderno com Sequências Didáticas com possibilidades de ensinar Histórias do movimento cabano com sujeitos outros que foram obliterados pelo saber escolar. Como conclusão, almeja-se que o trabalho seja um instrumento para que docentes do ensino fundamental (anos finais) possam, em conjunto com discentes, a partir da pedagogia laboral, desenvolver autonomia para um conhecimento histórico decolonizante, despertar empatia quanto ao tema estudado e fortalecer a criticidade, a atitude historiadora, a criatividade e a ludicidade no ato de aprender e ensinar. Palavras-chave: Ensino de história. Cabanagem. Amazônia. Sequência Didática. História em quadrinhos. Decolonialidade. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4689kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história. Cabanagem. Amazônia. Sequência Didática. História em quadrinhos. Decolonialidade. | pt_BR |
| Título: dc.title | CADERNO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RESISTÊNCIA CABANA EM HQ | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| GABRIELPINTOPROFHISTORIA2023.pdf | 4,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132717/2/GABRIELPINTOPROFHISTORIA2023.pdfDownload |
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