Desenvolvimento de competências matemáticas no ensino básico por meio de sequências didáticas interdisciplinares e linguagem de programação

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Oeste da Bahia - UFOBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA DA SILVA, EVERSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-21T18:50:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-21T18:50:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-
identificador: dc.identifier.otherEbook_produto educacional (3)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132694-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), apresenta uma Sequência Didática Interdisciplinar (SDI) voltada para uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com foco no ensino da Função Polinomial do 2º grau. A proposta integra o uso da linguagem de programação Python ao ensino da Matemática, visando oferecer aos futuros professores estratégias metodológicas que articulem conteúdos matemáticos e Tecnologias Digitais. Busca-se, assim, estimular o desenvolvimento do pensamento computacional e do raciocínio lógico, além de promover a aplicação prática dos conceitos matemáticos em contextos reais. A SDI foi planejada à luz de autores como Fazenda (1994) e Zabala (2015), considerando que a sequência didática pode ir além da abordagem de uma única disciplina e estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento. Neste caso, articula-se a Matemática e a Linguagem de Programação, com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Matemática. Essa proposta está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) e busca incentivar novas práticas pedagógicas que favoreçam aprendizagens ativas e significativas por parte dos estudantes. A SDI é apresentada como uma sugestão de organização do trabalho didático-pedagógico para docentes que lecionam Matemática no Ensino Médio. As atividades propostas baseiam-se em obras de autores como Andrade (2020) e Bonjorno, Giovanni Jr. e Sousa (2020), que apresentam situações-problema envolvendo a função polinomial do 2º grau. Tais atividades permitem aos estudantes vivenciarem uma integração entre a Matemática e as TDICs de forma lúdica. A relação entre o raciocínio matemático e o uso do computador amplia as possibilidades de aprendizagem no campo das Ciências, favorecendo a adoção de metodologias ativas e estimulando o pensamento crítico e criativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5,03pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMicrosoft Edge PDF Document (.pdf)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleDesenvolvimento de competências matemáticas no ensino básico por meio de sequências didáticas interdisciplinares e linguagem de programaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfmatpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de conclusão de cursopt_BR
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