
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | VIEIRA DA SILVA, EVERSON | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-21T18:50:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-21T18:50:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Ebook_produto educacional (3) | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132694 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), apresenta uma Sequência Didática Interdisciplinar (SDI) voltada para uma turma do 1º ano do Ensino Médio, com foco no ensino da Função Polinomial do 2º grau. A proposta integra o uso da linguagem de programação Python ao ensino da Matemática, visando oferecer aos futuros professores estratégias metodológicas que articulem conteúdos matemáticos e Tecnologias Digitais. Busca-se, assim, estimular o desenvolvimento do pensamento computacional e do raciocínio lógico, além de promover a aplicação prática dos conceitos matemáticos em contextos reais. A SDI foi planejada à luz de autores como Fazenda (1994) e Zabala (2015), considerando que a sequência didática pode ir além da abordagem de uma única disciplina e estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento. Neste caso, articula-se a Matemática e a Linguagem de Programação, com o objetivo de promover uma reflexão crítica sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino de Matemática. Essa proposta está alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) e busca incentivar novas práticas pedagógicas que favoreçam aprendizagens ativas e significativas por parte dos estudantes. A SDI é apresentada como uma sugestão de organização do trabalho didático-pedagógico para docentes que lecionam Matemática no Ensino Médio. As atividades propostas baseiam-se em obras de autores como Andrade (2020) e Bonjorno, Giovanni Jr. e Sousa (2020), que apresentam situações-problema envolvendo a função polinomial do 2º grau. Tais atividades permitem aos estudantes vivenciarem uma integração entre a Matemática e as TDICs de forma lúdica. A relação entre o raciocínio matemático e o uso do computador amplia as possibilidades de aprendizagem no campo das Ciências, favorecendo a adoção de metodologias ativas e estimulando o pensamento crítico e criativo. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,03 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Microsoft Edge PDF Document (.pdf) | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Título: dc.title | Desenvolvimento de competências matemáticas no ensino básico por meio de sequências didáticas interdisciplinares e linguagem de programação | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Profmat | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFMAT | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Ebook_produto educacional (3).pdf | 5,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132694/2/Ebook_produto educacional (3).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons