A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVAS MITOLÓGICAS PALIKUR-ARUKWAYENE EM AULAS-OFICINAS E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUSA, FERNANDO SILVA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-20T18:54:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-20T18:54:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherFERNANDOSOUSAPROFHISTORIA2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132689-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tematiza a importância de elaborar e discutir propostas e práticas educativas para ensinar História e Cultura dos povos indígenas em sala de aula. Desse modo, tem-se como objetivo propor um material docente, por meio de aulas-oficinas para produção audiovisual, tendo como foco central as narrativas míticas do povo Palikur-Arukwayene, localizado na Terra Indígena do Uaçá, município de Oiapoque-Amapá. O processo de elaboração do material proposto tem como base teórica elementos das teorias da aprendizagem na reconfiguração/avaliação do Ensino de História, das discussões atreladas à implementação da Lei n. 11.645/2008, das possibilidades da mitologia do povo Palikur-Arukwayene no desenvolvimento da temática indígena para anos finais do ensino fundamental, da utilização de linguagens comunicacionais e das aulas-oficinas no processo de construção do conhecimento histórico; bem como a construção de aulas-oficina visando produzir curtas metragens, organizadas a partir da técnica de Stop motion. Como resultado, apresenta-se o Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) composto por um Texto de Apoio, com reflexões e debates teórico-conceituais e educacional sobre o Ensino de História na ressignificação de suas práticas em prol da construção do conhecimento significante e um Guia de Ação Docente Compartilhada, com nove sugestões de aulas-oficinas para a elaboração da produção audiovisual com a técnica de stop motion. Como conclusão, espera-se que o TCM possa: provocar a sensibilização de docentes para o trabalho com temática indígena dentro da sala de aula, levando discentes a refletirem e a experenciarem aprendizagens e linguagens comunicacionais outras para conhecer as histórias e as culturas dos povos indígenas; desbravar potencialidades criativas de docentes e discentes ao trabalharem com a temática indígena e com o campo da produção audiovisual e a experenciar a elaboração de roteiros mítico-narrativos, traduzindo suas experiências e debates/estudos nos curta metragens em stop motion de modo significante para repensarem visões equivocadas atreladas aos povos originários.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent92.207kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Temática Indígena. Mitologia Palikur. Aula-oficina. Stop Motion.pt_BR
Título: dc.titleA TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVAS MITOLÓGICAS PALIKUR-ARUKWAYENE EM AULAS-OFICINAS E PRODUÇÃO AUDIOVISUALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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