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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, FERNANDO SILVA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-20T18:54:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-20T18:54:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | FERNANDOSOUSAPROFHISTORIA2023 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132689 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa tematiza a importância de elaborar e discutir propostas e práticas educativas para ensinar História e Cultura dos povos indígenas em sala de aula. Desse modo, tem-se como objetivo propor um material docente, por meio de aulas-oficinas para produção audiovisual, tendo como foco central as narrativas míticas do povo Palikur-Arukwayene, localizado na Terra Indígena do Uaçá, município de Oiapoque-Amapá. O processo de elaboração do material proposto tem como base teórica elementos das teorias da aprendizagem na reconfiguração/avaliação do Ensino de História, das discussões atreladas à implementação da Lei n. 11.645/2008, das possibilidades da mitologia do povo Palikur-Arukwayene no desenvolvimento da temática indígena para anos finais do ensino fundamental, da utilização de linguagens comunicacionais e das aulas-oficinas no processo de construção do conhecimento histórico; bem como a construção de aulas-oficina visando produzir curtas metragens, organizadas a partir da técnica de Stop motion. Como resultado, apresenta-se o Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM) composto por um Texto de Apoio, com reflexões e debates teórico-conceituais e educacional sobre o Ensino de História na ressignificação de suas práticas em prol da construção do conhecimento significante e um Guia de Ação Docente Compartilhada, com nove sugestões de aulas-oficinas para a elaboração da produção audiovisual com a técnica de stop motion. Como conclusão, espera-se que o TCM possa: provocar a sensibilização de docentes para o trabalho com temática indígena dentro da sala de aula, levando discentes a refletirem e a experenciarem aprendizagens e linguagens comunicacionais outras para conhecer as histórias e as culturas dos povos indígenas; desbravar potencialidades criativas de docentes e discentes ao trabalharem com a temática indígena e com o campo da produção audiovisual e a experenciar a elaboração de roteiros mítico-narrativos, traduzindo suas experiências e debates/estudos nos curta metragens em stop motion de modo significante para repensarem visões equivocadas atreladas aos povos originários. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 92.207kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Temática Indígena. Mitologia Palikur. Aula-oficina. Stop Motion. | pt_BR |
| Título: dc.title | A TEMÁTICA INDÍGENA NO ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVAS MITOLÓGICAS PALIKUR-ARUKWAYENE EM AULAS-OFICINAS E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| FERNANDOSOUSAPROFHISTORIA2023.pdf | 92,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132689/2/FERNANDOSOUSAPROFHISTORIA2023.pdfDownload |
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