
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, ERASMO JOSÉ DA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-20T18:44:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-20T18:44:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ERASMOSILVAPROFHISTORIA 2023 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132688 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação foi historicizar a educação em contexto de confinamento e criar cinco podcasts de história local da Amazônia, para a Escola Estadual São José, que oferta Educação Básica à população carcerária na capital do estado do Amapá. A coleta de dados foi realizada de agosto de 2021 a agosto de 2022, durante a pesquisa bibliográfica sobre o tema do estudo, vinculado ao projeto do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino da Universidade Federal do Amapá. A coleta de dados foi concluída com duas visitas técnicas à escola pesquisada, localizada dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá e duas entrevistas concedidas ao grupo de pesquisa. O método de análise de conteúdo foi aplicado no exame dos dados das fontes impressas, digitais e documentos, com a abordagem qualitativa quanto à descrição das entrevistas. Os resultados da pesquisa destacam os seguintes aspectos: a) Debate sobre o movimento de reforma das prisões, a história da educação penitenciária e ensino de História, com base em trabalhos de Lucas (1838) e (1836), Vidal (1866), Foucault (1987), Petit (1982), Chlup (2005), Neves (2011), Julião (2014) e (2017), Onofre (2011), Abreu (2008), Vasquez (2013) e (2015), Wasson (1992), Bittencourt (1993), Abud (2004), Viana (2012), Schirmer (2017), Nascimento et al. (2022), entre outros autores; b) A experiência do ensino remoto e o ensino de História na escola pesquisada (2020-2021); c) Apresentação de cinco podcasts criados, sendo o objeto do conhecimento a Expedição Científica realizada no Jari (1935-1937) e o público a que se destina o produto educacional são os professores e estudantes de História da 4a etapa do ensino fundamental, ofertado pela modalidade Educação de Jovens e Adultos. Neste estudo, optamos por não utilizar os podcasts em experiência de ensino, mas estão disponíveis para acesso pela comunidade escolar e demais interessados na plataforma Spotify for Podcasters, e o Guia de Produção de Podcast para o Ensino Carcerário está na plataforma Sucupira e no website do grupo de pesquisa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8542kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Educação Penitenciária. Podcast da Expedição Científica no Jari. | pt_BR |
| Título: dc.title | EDUCAÇÃO PENITENCIÁRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: Podcasts sobre a Expedição Científica Alemã realizada no Jari (1935-1937) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ERASMOSILVAPROFHISTORIA 2023.pdf | 8,54 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132688/2/ERASMOSILVAPROFHISTORIA 2023.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons