EDUCAÇÃO PENITENCIÁRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: Podcasts sobre a Expedição Científica Alemã realizada no Jari (1935-1937)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, ERASMO JOSÉ DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-20T18:44:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-20T18:44:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherERASMOSILVAPROFHISTORIA 2023pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132688-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo desta dissertação foi historicizar a educação em contexto de confinamento e criar cinco podcasts de história local da Amazônia, para a Escola Estadual São José, que oferta Educação Básica à população carcerária na capital do estado do Amapá. A coleta de dados foi realizada de agosto de 2021 a agosto de 2022, durante a pesquisa bibliográfica sobre o tema do estudo, vinculado ao projeto do Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino da Universidade Federal do Amapá. A coleta de dados foi concluída com duas visitas técnicas à escola pesquisada, localizada dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá e duas entrevistas concedidas ao grupo de pesquisa. O método de análise de conteúdo foi aplicado no exame dos dados das fontes impressas, digitais e documentos, com a abordagem qualitativa quanto à descrição das entrevistas. Os resultados da pesquisa destacam os seguintes aspectos: a) Debate sobre o movimento de reforma das prisões, a história da educação penitenciária e ensino de História, com base em trabalhos de Lucas (1838) e (1836), Vidal (1866), Foucault (1987), Petit (1982), Chlup (2005), Neves (2011), Julião (2014) e (2017), Onofre (2011), Abreu (2008), Vasquez (2013) e (2015), Wasson (1992), Bittencourt (1993), Abud (2004), Viana (2012), Schirmer (2017), Nascimento et al. (2022), entre outros autores; b) A experiência do ensino remoto e o ensino de História na escola pesquisada (2020-2021); c) Apresentação de cinco podcasts criados, sendo o objeto do conhecimento a Expedição Científica realizada no Jari (1935-1937) e o público a que se destina o produto educacional são os professores e estudantes de História da 4a etapa do ensino fundamental, ofertado pela modalidade Educação de Jovens e Adultos. Neste estudo, optamos por não utilizar os podcasts em experiência de ensino, mas estão disponíveis para acesso pela comunidade escolar e demais interessados na plataforma Spotify for Podcasters, e o Guia de Produção de Podcast para o Ensino Carcerário está na plataforma Sucupira e no website do grupo de pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8542kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Educação Penitenciária. Podcast da Expedição Científica no Jari.pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO PENITENCIÁRIA E ENSINO DE HISTÓRIA: Podcasts sobre a Expedição Científica Alemã realizada no Jari (1935-1937)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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