POVOS DO OIAPOQUE NO ENSINO DE HISTÓRIA: Um Jogo de Tabuleiro para Ensinar História e Patrimônio Cultural Indígena na Educação Básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, ARLETE PEREIRA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-20T18:40:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-20T18:40:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherARLETESOUZAPROFHISTORIA2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132687-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa versa sobre o ensino de História e a História indígena, com ênfase para as etnias que formam os povos do Oiapoque: Palikur, Galibi Marworno, Galibi Kali`na e Karipuna, focalizando em seu patrimônio cultural. A finalidade da pesquisa foi produzir juntamente com os discentes um jogo exploratório sobre a História e o Patrimônio cultural desses povos e assim contribuir para a aplicabilidade da lei 11.645/2008 no ensino de História do Estado do Amapá. Como estratégias metodológicas foram realizadas rodas de conversas, palestras e visitações a museus, por meio das quais se tornou possível identificar, problematizar e combater as representações equivocadas acerca dos povos indígenas, além de possibilitar a experiência da Interculturalidade na história ensinada. Então, a primeira etapa foi subsidiada pelo Guia básico da Educação patrimonial de Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg e Adriane Queiroz Monteiro (1999). A segunda etapa contou com o amparo do Guia de produção de jogos no ensino de História, de Marcello Paniz Giacomoni (2013), o que possibilitou a produção de um material didático embasado nas teorias de aprendizagem de Paulo Freire e de Lev Vygotsky e nos princípios de aprendizagem de Carl Rogers. Com base na investigação e tomando o ensino de história também como espaço de produção de conhecimentos, foi produzido em sala de aula, um jogo sobre a História e o patrimônio dos Palikur, Karipuna, Galibi Marworno e Galibi Kali`na. Isso demonstra ser possível, por meio da História ensinada, causar pequenas mudanças no espaço em que se está inserido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14.991kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História Indígena. Educação Patrimonial. Museus. Lei 11.645/2008. Interculturalidade. Povos Indígenas do Oiapoque-Amapá.pt_BR
Título: dc.titlePOVOS DO OIAPOQUE NO ENSINO DE HISTÓRIA: Um Jogo de Tabuleiro para Ensinar História e Patrimônio Cultural Indígena na Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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