COMUNIDADES DE TERREIRO E SABERES TRADICIONAIS: Usos e possibilidades metodológicas para o Ensino de História

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSALES, ALAN FARIAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-20T18:22:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-20T18:22:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherALANFARIASPROFHISTORIA2024pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132685-
Resumo: dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Mestrado, desenvolvido no Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História, cuja temática aborda os saberes produzidos nas Comunidades Tradicionais de Terreiro de Candomblé e discute as potencialidades metodológicas de seu uso no Ensino de História para os Ano Finais do Ensino Fundamental, tem como objetivos contribuir com as discussões teóricas do campo de pesquisa da História e Cultura Afro-brasileira e da Educação para as Relações Étnico-Raciais e refletir sobre a importância da Lei 10.639/2003 e os mecanismos que inviabilizam sua implementação. Propõem a necessidade de inserir no ambiente escolar epistemologias outras que contraponham a hegemonia das premissas eurocentradas e as diferentes tecnologias da colonialidade, dentre elas o racismo estrutural e o racismo religioso, caracterizado pela ausência desses saberes nos currículos e materiais didáticos, o que reforça o paradigma da exclusão. Como procedimentos de investigação, recorremos ao método de pesquisa de natureza bibliográfica, realizando uma revisão bibliográfica densa e atualizada da literatura africanista, sobre Ensino de História e sobre Comunidades Tradicionais. Quanto a abordagem adotamos o método qualitativo. O referencial teórico parte da utilização de categorias contra hegemônicas, de natureza afrocentradas em dialogo com abordagens decoloniais e multidisciplinares, com sensibilidade a questão étnico-racial propondo evidenciar os terreiros de Candomblé como campos pedagógicos de construção e transmissão de saberes históricos não escolares relevantes para ressignificar as trajetórias históricas das populações negras, subalternizadas pelo viés da invisibilidade e silenciamento de sua cultura na sociedade e no espaço escolar, possibilitando a construção de processos educacionais que promovam a inclusão de referenciais epistemológicos capazes de transformar a realidade escolar partindo do reconhecimento e valorização de sua diversidade étnica e cultural. Como resultado, apresentamos um produto educacional, um caderno de oficinas para os Anos Finais do Ensino Fundamental demonstrando como saberes tradicionais podem se constituir em ferramentas poderosas que podem ser usadas para reconfigurar e atual Ensino de História e promover uma Educação plural, inclusiva e antirracista.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1650kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Comunidades Tradicionais; Saberes Tradicionais; Candomblé; Racismo Religioso.pt_BR
Título: dc.titleCOMUNIDADES DE TERREIRO E SABERES TRADICIONAIS: Usos e possibilidades metodológicas para o Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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