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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Vitor Ferreira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-20T16:38:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-20T16:38:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | VITORDASILVAPROFHISTORIAUNIFAP2018 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132679 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho de pesquisa se concentra no estudo da cultura e, principalmente, das narrativas míticas Wajãpi, buscando uma interseção entre História, Antropologia e Ensino de História. A manutenção da invisibilidade indígena (ou a perspectiva eurocêntrica sobre os coletivos indígenas) na sociedade brasileira tem um impacto negativo nas representações feitas sobre os “índios”. Essa (in)visibilidade tem como consequência o empobrecimento da discussão sobre a temática indígena em sala de aula, especialmente no que diz respeito ao lugar comum hoje ocupado pela percepção das narrativas míticas indígenas como “lenda” dentro do ambiente escolar. A partir de um diálogo com os textos historiográficos e antropológicos, podemos vislumbrar como a construção de um discurso etnocêntrico (eurocêntrico) e científico ganhou status de “verdade” e opção incontornável no desenvolvimento do pensamento Ocidental. O objetivo dessa pesquisa é propor que se entendam as narrativas míticas em seus próprios termos, ou seja, compreender as narrativas míticas como forma de conhecimento e o que essas narrativas significam nas sociedades em que são criadas. Essa é uma questão importante no decurso da pesquisa: podemos reconhecer nas narrativas míticas indígenas uma forma de conhecimento que tem sua lógica e sua verdade para os grupos indígenas que as criam e recriam ao seu modo? Afinal, essas narrativas míticas são lendas e ficção narrativa? Devem estar inseridas dentro dos conteúdos escolares e estudadas pelos alunos apenas como folclore, contos de carochinhas, ou tem sua validade enquanto discurso? O estudo fará o levantamento de um corpus documental das narrativas míticas Wajãpi e terá um produto final, um material didático (jogo de tabuleiro) para ser trabalhado em aulas de História do Amapá. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7702kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativas míticas; História indígena; Ensino de História; jogos didáticos. | pt_BR |
| Título: dc.title | QUIMERAS DE ÍNDIOS, QUERELAS DE BRANCOS: usos e abusos da mitologia indígena no Ensino de História no Amapá | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| VITORDASILVAPROFHISTORIAUNIFAP2018.pdf | 7,7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132679/2/VITORDASILVAPROFHISTORIAUNIFAP2018.pdfDownload |
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