
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Josean Ricardo de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-20T16:28:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-20T16:28:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | JOSEANSOUZAESILVAPROFHISTORIAUNIFAP2018 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132676 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação estuda estigmatizações que foram direcionados a alunos e alunas da educação básica do Amapá entre os anos de 1988 e 2018 percebidos e percebidas como “anormais” em relação aos seus gêneros e, ou, sexualidades. Buscando por meio de referenciais teóricos analisar a inclusão subordinada, e mesmo a exclusão, de discentes percebidos como estranhos a heteronormatividade. Passando por possibilidades para o ensino de história e por inserções na cultura escolar para promover debates em relação aos temas desta dissertação. Além de resgatar memórias escolares, por meio de metodologias de História Oral, aliadas a procedimentos específicos da produção de documentários audiovisuais, investigando os silenciamentos e práticas heteronormativas de estigmatização, além de outras violências, direcionados a este público na cultura escolar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1105kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de história, cultura escolar, heteronormatividade, memória e estigmatização. | pt_BR |
| Título: dc.title | HETERONORMATIVIDADE E ESTIGMATIZAÇÃO NA CULTURA ESCOLAR DO AMAPÁ, DE 1988 A 2018. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| JOSEANSOUZAESILVAPROFHISTORIAUNIFAP2018.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132676/2/JOSEANSOUZAESILVAPROFHISTORIAUNIFAP2018.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons