ESCAVANDO CONHECIMENTOS: PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO MARACÁ NO ENSINO DE HISTÓRIA DO AMAPÁ

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, JACKELINE SAMARA MACIEL DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-20T16:15:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-20T16:15:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-
identificador: dc.identifier.otherJACKELINESILVAPROFHISTÓRIAUNIFAP2018pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132674-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo apresenta reflexões e possibilidades de inserção da temática indígena no ensino de história, por meio da cultura arqueológica Maracá. Esta cultura é conhecida pela existência de urnas funerárias encontradas em grutas/cavernas situadas em comunidades do município de Mazagão - Amapá. As urnas funerárias expressam e revelam traços da rica e complexa herança cultural dos povos indígenas da Amazônia antiga. Utilizando a cultura Maracá como objeto de referência para o Ensino de História, objetiva-se demonstrar que é possível incluir a história e a cultura indígena no currículo oficial da Educação Básica, como uma estratégia viável de revisão da predominância da narrativa europeia sobre os coletivos indígenas no Brasil, materializando o que prevê a Lei 11.645/2008. A metodologia do trabalho configurou-se por intermédio de leituras sobre o patrimônio arqueológico amapaense, da análise de pesquisas e estudos arqueológicos realizados nas comunidades do Maracá, em Mazagão; de diagnóstico dos livros didáticos de História do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cacilda Ferreira Vasconcelos e de ações de educação patrimonial, com oficinas de formação continuada para professores, visitas monitoradas a instituições que guardam os vestígios da Cultura Maracá: Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá- CEPAP, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA e Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá - MAE/AP, simulação de sítio arqueológico, oficinas de cerâmica com os alunos e socialização dos resultados no espaço da EMEF Cacilda Ferreira Vasconcelos. Como resultado, elaborou-se o Catálogo “Escavando Conhecimentos: Patrimônio Arqueológico Maracá na Sala de Aula” e um “Vídeo-Documentário”, produtos que expressam e divulgam as atividades de educação patrimonial com base na materialidade da cultura Maracá, suporte para ressignificação dos povos antigos no espaço escolar, para o reconhecimento e a valorização dessa cultura na História do Amapá.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3238kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Cultura Maracá. Povos Indígenas. Educação Patrimonial. Catálogo.pt_BR
Título: dc.titleESCAVANDO CONHECIMENTOS: PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO MARACÁ NO ENSINO DE HISTÓRIA DO AMAPÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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