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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, JACKELINE SAMARA MACIEL DA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-20T16:15:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-20T16:15:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-07 | - |
| identificador: dc.identifier.other | JACKELINESILVAPROFHISTÓRIAUNIFAP2018 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132674 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este estudo apresenta reflexões e possibilidades de inserção da temática indígena no ensino de história, por meio da cultura arqueológica Maracá. Esta cultura é conhecida pela existência de urnas funerárias encontradas em grutas/cavernas situadas em comunidades do município de Mazagão - Amapá. As urnas funerárias expressam e revelam traços da rica e complexa herança cultural dos povos indígenas da Amazônia antiga. Utilizando a cultura Maracá como objeto de referência para o Ensino de História, objetiva-se demonstrar que é possível incluir a história e a cultura indígena no currículo oficial da Educação Básica, como uma estratégia viável de revisão da predominância da narrativa europeia sobre os coletivos indígenas no Brasil, materializando o que prevê a Lei 11.645/2008. A metodologia do trabalho configurou-se por intermédio de leituras sobre o patrimônio arqueológico amapaense, da análise de pesquisas e estudos arqueológicos realizados nas comunidades do Maracá, em Mazagão; de diagnóstico dos livros didáticos de História do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Cacilda Ferreira Vasconcelos e de ações de educação patrimonial, com oficinas de formação continuada para professores, visitas monitoradas a instituições que guardam os vestígios da Cultura Maracá: Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas do Amapá- CEPAP, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá - IEPA e Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá - MAE/AP, simulação de sítio arqueológico, oficinas de cerâmica com os alunos e socialização dos resultados no espaço da EMEF Cacilda Ferreira Vasconcelos. Como resultado, elaborou-se o Catálogo “Escavando Conhecimentos: Patrimônio Arqueológico Maracá na Sala de Aula” e um “Vídeo-Documentário”, produtos que expressam e divulgam as atividades de educação patrimonial com base na materialidade da cultura Maracá, suporte para ressignificação dos povos antigos no espaço escolar, para o reconhecimento e a valorização dessa cultura na História do Amapá. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3238kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Cultura Maracá. Povos Indígenas. Educação Patrimonial. Catálogo. | pt_BR |
| Título: dc.title | ESCAVANDO CONHECIMENTOS: PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO MARACÁ NO ENSINO DE HISTÓRIA DO AMAPÁ | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| JACKELINESILVAPROFHISTÓRIAUNIFAP2018.pdf | 3,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132674/2/JACKELINESILVAPROFHISTÓRIAUNIFAP2018.pdfDownload |
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