Guia histórico de Macapá: Ensino de História, roteiros de lugares e memórias da cidade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNASCIMENTO, ANGELA MARIA DOS ANJOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-20T15:43:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-20T15:43:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherANGELAMARIANASCIMENTOPROFHISTORIAUNIFAP2018pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132670-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa de mestrado focaliza novas perspectivas e abordagens metodológicas para o ensino de história local. Entendendo que a educação se dá a todo tempo, em todos os lugares, nasce na interação com o mundo e no contato com as pessoas, apresentamos a proposta metodológica intitulada Guia histórico de Macapá: ensino de história, roteiros de lugares e memórias da cidade, que pretende a partir da construção colaborativa de guias históricos de lugares, ensinar aos alunos os significados que a tradição atribui a cidade, confrontando a macapalidade vivida com aquela oficializada pelo poder público. E, ao tomarmos os lugares da cidade como fontes para a reflexão sobre a experiência humana no tempo, muitas questões surgiram, como por exemplo: como lugares de Macapá podem contar, dar a entender e representar as histórias e as culturas macapaenses? Como utilizar esses espaços no ensino de História Local? Para dar conta destas questões o estudo de conceitos como lugar, memória, cidade e patrimônio histórico foram imprescindíveis. Por isso, nomes como Freire, Rüsen, Nora, Ricoeur, Le Goff, Hartog, Selva Guimarães Fonseca e Maria de Lourdes Horta não poderiam ficar de fora desta reflexão. A pesquisa e o planejamento revelaram-se itens essenciais para que este tipo de projeto se tornasse realizável. O tema cidade de Macapá se mostrou muito fecundo para os estudos escolares e a metodologia de ensino por meio de projeto promoveu a participação ativa e colaborou para o desenvolvimento da autonomia dos educandos à medida que estes aprenderam fazendo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent14.672kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectlugares da cidade, memória, ensino de história local.pt_BR
Título: dc.titleGuia histórico de Macapá: Ensino de História, roteiros de lugares e memórias da cidadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons