HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA: Caminhos para combater o racismo

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENDONÇA, RITA ADRIANA DA SILVA PALHETA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T19:41:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T19:41:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-22-
identificador: dc.identifier.otherRITAADRIANAPROFHISTORIAUNIFAP2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132655-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo trata das representações apresentadas sobre o negro no contexto escolar e livros didáticos de História que são utilizados pelos alunos da rede pública estadual de ensino do Amapá, de modo particular, na Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, localizada no município de Santana. Questiona de que forma a escola com seus materiais didáticos, aliada à prática docente, contribuíram ou contribuem na construção de uma imagem estereotipada e preconceituosa sobre os negros em meio a sociedade; reflete sobre o racismo e o processo de estereotipagem nas escolas brasileiras, em especial no Estado do Amapá; analisa de que maneira o ensino de História com seus conceitos, fundamentos e método podem contribuir para a ressignificação da imagem do negro no ambiente escolar.Ademais, apresenta os desafios para a implementação da lei 10.639/2003 que tornou obrigatório o ensino da História da África e da cultura Afro-brasileira, com o intuito de uma educação antirracista; discute a possibilidades de inserir a História da África e dos afro-brasileiros na sala de aula. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho configurou-se numa abordagem qualitativa consubstanciada pela pesquisa documental, bibliográfica, interpretação do contexto escolar e do livro didático e paradidático de História, utilizou-se também a metodologia intervencionista, com o desenvolvimento do projeto “Conhecendo e valorizando a história e a cultura africana e afro-brasileira: caminhos para combater o racismo” realizado com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Barroso Tostes, para a implementação desse projeto aplicou-se a metodologia desenvolvida por Isabel Barca (2004), as aulas oficina, a qual utiliza múltiplos recursos para alcançar os objetivos propostos, nesta metodologia o professor é aquele que organiza atividades problematizadoras e o aluno o agente de sua formação munido de experiências e ideias prévias, com isso o resultado é o material produzido pelo aluno. As aulas oficina deram origem a um catálogo com propostas de atividades educativas, cujo objetivo é apresentar a professores possibilidades de inserção do tema cultura africana e afro-brasileira nas salas de aula do Ensino Médio de forma interdisciplinar, possibilitando, assim, aos estudantes, descendentes de africanos ou não, conhecerem sua identidade étnico, histórico e cultural, desconstruírem estereótipos que inferiorizam e excluem o negro nesta sociedade, que aprendam a respeitar as expressões culturais negras e de outras raízes étnicas que fazem parte da história e da vida de nosso país e que reconheçam o Brasil como um país multicultural.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6497kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Livro didático. Racismo. Cultura africana e afro-brasileira. Catálogo.pt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA: Caminhos para combater o racismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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