ENTRE NEGROS, CABOCLOS E GENTIOS: os usos das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na construção de uma proposta de currículo decolonial para o Amapá

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA JÚNIOR, JOÃO MORAIS DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T19:30:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T19:30:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-24-
identificador: dc.identifier.otherJOAOMORAISJUNIORPROFHISTORIAUNIFAP2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132653-
Resumo: dc.description.abstractA pesquisa insere-se no contexto das discussões sobre currículo escolar no Ensino de História do Estado do Amapá. Desta forma, tal pesquisa tem como finalidade a construção de um Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), delineando a composição de uma proposta curricular de caráter decolonial ou descolonizante como produto, utilizando as leis 10.639/03 e 11.645/08 e leis correlatas, em âmbito nacional e local, como parâmetro para lançar novos olhares a respeito da inserção de temáticas voltadas para a história africana, afro-brasileira e indígena. O trabalho em questão será compreendido por meio de um estudo detalhado sobre o currículo de História do Estado do Amapá, no tocante ao 6º ano da Educação Básica (antiga 5ª série). Tal entendimento, compreensão e análise será feita, por meio da leitura e utilização das Diretrizes Curriculares do Estado do Amapá (DCE/AP 2015) e respectivas Leis correlatas. Propõe-se compreender quais são e se existem relações interdisciplinares e teóricas entre Ensino de História e História Indígena e entre História e Antropologia, a partir de uma perspectiva culturalista, de modo a evidenciar as Histórias e as Culturas Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas, por meio da análise de documentos oficiais, em âmbito local. A proposta, por meio desta análise verificar-se-á se existe a efetivação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 nas escolas do Ensino Básico do Estado do Amapá, e se as inserções de caráter Colonialista / Eurocêntrica continuam a fazer parte das balizas, do alicerce do Currículo de História do referido Estado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1567kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-chave: CURRÍCULO DE HISTÓRIA – DECOLONIALIDADE – LEIS 10.639/03 E 11.645/2008 – AMAPÁpt_BR
Título: dc.titleENTRE NEGROS, CABOCLOS E GENTIOS: os usos das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na construção de uma proposta de currículo decolonial para o Amapápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
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