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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Paixão, Joaciany do Carmo Nascimento da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-20T16:21:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-20T16:21:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | JOACIANYPAIXÃOPROFHISTÓRIAUNIFAP2018 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132648 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O Marabaixo conta a sua história e a história do seu povo através da dança e das letras das Cantigas que narram por meio de saga poética, a História da presença africana no Amapá. Aquilo que as letras das músicas contam e o modo como cantam e como dançam, arrastando os pés simulando os grilhões que acorrentavam seus ancestrais na época da escravidão, constituem-se em ricos repositórios de história de vida e de genealogias locais. As letras das Cantigas se compõe de um acervo oral importantíssimo não apenas por ser uma tradição deixada pelos antepassados da festividade, mas porque como bem salienta seus participantes, o legado das Cantigas, fazem parte da mais autentica expressão cultural do Amapá. Nosso objetivo neste trabalho consiste no diálogo propositivo da música no Ensino de História utilizando como aporte teórico a tipologia das Canções afrodescendentes e a teoria ontogenética da Consciência Histórica trazendo, através das Cantigas de Marabaixo, a constituição de sentido histórico acerca da escravidão africana no Amapá, no século XVIII. Como metodologia aplicamos 4 oficinas visando desenvolver a prática da Pesquisa Histórica e a Produção de Saberes no Espaço Escolar com 12 estudantes, do 2ª ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professora Raimunda Virgolino, nos sítios de incidência da manifestação do Marabaixo de Macapá (AP) e Mazagão Velho. Essa proposta apoia-se numa concepção de Ensino Aprendizagem da história que tem como objetivo central a formação da Consciência histórica do estudante, a partir do entrelaçamento com diferentes saberes que dialogam no interior do processo educativo. Como produto final da pesquisa apresentamos o DICIONÁRIO ILUSTRADO DOS LADRÕES DE MARABAIXO. MATERIAL DO PROFESSOR. ENSINO MÉDIO – VOL. 1. O mesmo foi produzido a partir do significado de palavras e expressões contidas nas Cantigas de Marabaixo pesquisadas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 27.465kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Palavras-chaves: Ladrões de Marabaixo, Ensino, Aprendizagem Histórica. | pt_BR |
| Título: dc.title | OS LADRÕES DE MARABAIXO: O LEGADO DAS CANTIGAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NO AMAPÁ. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| JOACIANYPAIXÃOPROFHISTÓRIAUNIFAP2018.pdf | 27,46 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132648/2/JOACIANYPAIXÃOPROFHISTÓRIAUNIFAP2018.pdfDownload |
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