SILÊNCIOS QUE FALAM, PALAVRAS QUE NADA EXPLICAM: AS NARRATIVAS HISTÓRICAS COMPARADA SOBRE A QUESTÃO DO AMAPÁ

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOREIRA, DANILO SORATO OLIVEIRA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-20T16:08:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-20T16:08:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-05-18-
identificador: dc.identifier.otherDANILOSORATOMOREIRAPROFHISTORIAUNIFAP2018pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132647-
Resumo: dc.description.abstractO tema dessa dissertação é a Questão do Amapá, evento histórico que ocorre desde os primeiros contatos entre portugueses e franceses na região do Oiapoque no século XVI, e se desenvolve tensões e distensões nos séculos posteriores até a decisão arbitral internacional em favor do Brasil no ano de 1902. Este trabalho tem por objetivo apresentar as narrativas históricas comparadas sobre a Questão do Amapá através das conjunções e contradições em suportes acadêmicos e didáticos. A metodologia do trabalho pauta-se no método comparativo em história, o qual se analisa as possibilidades de características das linguagens históricas. A hipótese é que as narrativas históricas podem apresentar as características de arquétipo, estereótipo, silêncio e esquecimento. O primeiro resultado é que as narrativas acadêmicas negam o modelo teórico cientifico desse texto, pois elas revelam a preocupação em valorizar personagens históricos marginalizados, silenciados e esquecidos pela historiografia anterior aos século XXI. O segundo resultado é que as narrativas didáticas, subdivididas em livros didáticos e paradidáticos, confirmam o modelo teórico científico dessa dissertação, porquanto elas se caracterizam pela aceitabilidade do arquétipo, estereótipo, silêncio e esquecimento. Dessa forma, a conclusão é que as narrativas históricas comparadas são heterodoxas, diversas e plurais, possibilitando a utilização de diferentes linguagens históricas no Ensino de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1795kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História, Produção e difusão de narrativas históricas, Processos históricos recentes, Questão do Amapá, Suporte Didático, Suporte Acadêmico.pt_BR
Título: dc.titleSILÊNCIOS QUE FALAM, PALAVRAS QUE NADA EXPLICAM: AS NARRATIVAS HISTÓRICAS COMPARADA SOBRE A QUESTÃO DO AMAPÁpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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