
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Richard Almir de Melo Faria, Felipe Rangel Tavares | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-19T20:41:58Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-19T20:41:58Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-19 | - |
| identificador: dc.identifier.other | RICHARD_RECURSO EDUCACIONAL_2025 C_ISBN | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132641 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente recurso educacional, na forma de e-book, é parte integrante da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia (PPEG), Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em rede nacional (PROFGEO), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), intitulada: “Uma sequência didática sobre desastres no Ensino de Geografia: proposta para o 7º ano do Ensino do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Japeri-RJ”. A temática central do trabalho são os desastres, em especial os hidrológicos, abordados com a intenção de contribuir para sua desnaturalização no imaginário dos estudantes, isto é, compreendê-los como processos socioambientais resultantes de ações humanas combinadas a fatores naturais, e não como fatalidades inevitáveis. Para isso foi elaborada uma sequência didática voltada para uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental do município de Japeri, com atividades que buscaram promover o pensamento crítico, a contextualização com a realidade local e a valorização do território vivido pelos alunos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,8Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Desastres | pt_BR |
| Título: dc.title | Uma sequência didática sobre desastres para o 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Japeri-RJ | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Geografia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Geografia | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| RICHARD_RECURSO EDUCACIONAL_2025 C_ISBN.pdf | 4,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132641/2/RICHARD_RECURSO EDUCACIONAL_2025 C_ISBN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons