NOPA IXTUA, NOPA LAVI: A temática indígena no Ensino de História, a partir de representações sobre os Karipuna e Galibi-Marworno, do Amapá

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARQUES, DÁRIO DA SILVA MARQUES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T19:36:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T19:36:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-21-
identificador: dc.identifier.otherDARIOMARQUESPROFHISTORIAUNIFAP2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132640-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo é constituído por duas partes, a saber: a primeira de caráter dissertativo e, a segunda configura-se em um livro didático sobre os povos indígenas do Amapá – Karipuna e Galibi-Marworno – voltado aos docentes e discentes não indígenas do Ensino Fundamental (Anos Finais). Na primeira parte disserta-se sobre as representações dos povos indígenas nos livros didáticos de História, além de apresentar um enquadramento teórico e analítico de materiais didáticos, analisando livros didáticos de circulação nacional e regional/local e a Proposta Curricular do Estado de 2015, pertinente aos componentes de História e Estudos Amazônicos e Amapaenses. Discorre-se ainda, sobre as possibilidades de usos de diferentes linguagens no Ensino de História, apresentando sugestões para o trabalho em sala com documentos textuais, iconográficos e fílmicos. Na segunda parte, apresenta-se uma proposta de livro didático, com sua tessitura aportada em referências teóricas sobre Ensino de História, História Indígena e Nova História Indígena, dialogando, necessariamente, com a Antropologia. Recorre-se a documentos diversos (oficiais, jornais, fotografias e audiovisuais, entre outros), produzidos pelos indígenas Karipuna e Galibi-Marworno e por não indígenas, composto por representações e aspectos das histórias e culturas dos povos indígenas do Oiapoque. Para a consecução deste trabalho, ainda contou-se com auxílio de entrevistas semiestruturadas com professores acerca dos desafios e possibilidades da inserção da temática indígena na escola. Tal estudo pretende aproximar o Ensino de História das novas abordagens acerca da temática Indígena; colaborar para a aplicabilidade da Lei 11.645/2008 no Ensino de História (no)do Estado do Amapá, com reflexões e uma aprendizagem significante sobre a temática indígena, ressaltando a contemporaneidade desses povos, bem como seus agenciamentos e protagonismos na história do Brasil e do Amapá.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2495kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Temática Indígena. Lei 11.645/2008. Material Didático. Indígenas do Oiapoque. Amapá.pt_BR
Título: dc.titleNOPA IXTUA, NOPA LAVI: A temática indígena no Ensino de História, a partir de representações sobre os Karipuna e Galibi-Marworno, do Amapápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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