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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MARQUES, DÁRIO DA SILVA MARQUES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-19T19:36:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-19T19:36:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | DARIOMARQUESPROFHISTORIAUNIFAP2020 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132640 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente estudo é constituído por duas partes, a saber: a primeira de caráter dissertativo e, a segunda configura-se em um livro didático sobre os povos indígenas do Amapá – Karipuna e Galibi-Marworno – voltado aos docentes e discentes não indígenas do Ensino Fundamental (Anos Finais). Na primeira parte disserta-se sobre as representações dos povos indígenas nos livros didáticos de História, além de apresentar um enquadramento teórico e analítico de materiais didáticos, analisando livros didáticos de circulação nacional e regional/local e a Proposta Curricular do Estado de 2015, pertinente aos componentes de História e Estudos Amazônicos e Amapaenses. Discorre-se ainda, sobre as possibilidades de usos de diferentes linguagens no Ensino de História, apresentando sugestões para o trabalho em sala com documentos textuais, iconográficos e fílmicos. Na segunda parte, apresenta-se uma proposta de livro didático, com sua tessitura aportada em referências teóricas sobre Ensino de História, História Indígena e Nova História Indígena, dialogando, necessariamente, com a Antropologia. Recorre-se a documentos diversos (oficiais, jornais, fotografias e audiovisuais, entre outros), produzidos pelos indígenas Karipuna e Galibi-Marworno e por não indígenas, composto por representações e aspectos das histórias e culturas dos povos indígenas do Oiapoque. Para a consecução deste trabalho, ainda contou-se com auxílio de entrevistas semiestruturadas com professores acerca dos desafios e possibilidades da inserção da temática indígena na escola. Tal estudo pretende aproximar o Ensino de História das novas abordagens acerca da temática Indígena; colaborar para a aplicabilidade da Lei 11.645/2008 no Ensino de História (no)do Estado do Amapá, com reflexões e uma aprendizagem significante sobre a temática indígena, ressaltando a contemporaneidade desses povos, bem como seus agenciamentos e protagonismos na história do Brasil e do Amapá. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2495kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Temática Indígena. Lei 11.645/2008. Material Didático. Indígenas do Oiapoque. Amapá. | pt_BR |
| Título: dc.title | NOPA IXTUA, NOPA LAVI: A temática indígena no Ensino de História, a partir de representações sobre os Karipuna e Galibi-Marworno, do Amapá | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DARIOMARQUESPROFHISTORIAUNIFAP2020.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132640/2/DARIOMARQUESPROFHISTORIAUNIFAP2020.pdfDownload |
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