ENSINO DE HISTÓRIA: metodologia de construção de currículo para o 3º ano ensino médio, a partir da aplicação do Projeto Parteira, na Escola Estadual Prof.ª Maria Cristina, no Município de Porto Grande – AP

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, RAIMUNDO NONATO DO NASCIMENTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T19:05:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T19:05:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-
identificador: dc.identifier.otherRAIMUNDOOLIVEIRAPROFHISTORIAUNIFAP2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132638-
Resumo: dc.description.abstractCom o presente apresenta-se a construção de currículo para o Ensino de História, no ensino médio, a partir da aplicação do Projeto Parteira, que é baseado na Pedagogia da Alternância e na teoria educacional de Paulo Freire, realizado na Escola Estadual Maria Cristina, no Município de Porto Grande. Nesta escola, o Projeto é trabalhado de forma interdisciplinar, como sequência didática, e busca melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, a relação entre os alunos e os professores e, também, entre a escola e as famílias dos educandos e, principalmente, adequar os conteúdos da disciplina a uma aprendizagem narrativa, comprometida com a realidade dos alunos. Para o desenvolvimento do mesmo pensou-se em uma proposta centrada no 3º ano. Extraiu-se da literatura vários escritos dos teóricos da Pedagogia da Alternância, com destaque à teoria de aprendizagem de Freire (2018). O trabalho foi desenvolvido através de uma Pesquisa de campo, de maneira participante, feita no diálogo permanente entre os alunos, os professores e o Serviço Técnico da referida escola que, na Semana Pedagógica de 2019, estabeleceram para o educandário, do 6º ao 9º ano e Ensino Médio, o Eixo Temático: Diversidade religiosa e sociedade. E, como parte final, o trabalho tornou-se o “currículo de História” da escola e o Manual do Professor, o Produto do Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Ensino de História, do PROFHISTÓRIA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1405kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Currículo. Projeto Parteira. Município de Porto Grande. Escola Maria Cristina.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA: metodologia de construção de currículo para o 3º ano ensino médio, a partir da aplicação do Projeto Parteira, na Escola Estadual Prof.ª Maria Cristina, no Município de Porto Grande – APpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons