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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | MOYSES, FRANCISCO JARDEL LIMA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-19T18:51:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-19T18:51:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOFRANCISCOMOYSES | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132637 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema o ensino de história e cultura indígenas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco na Escola Municipal Raimundo Oliveira Alencar, em Macapá-AP. E visa analisar como os professores abordam essa temática em sala de aula, e como os materiais didáticos, em especial os livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), representam os povos indígenas. A pesquisa sondou a aplicação da Lei nº 11.645/2008, que tornou obrigatória a inclusão da história e cultura indígena no currículo escolar da educação básica, identificando desafios e oportunidades na prática docente no ensino de história e cultura indígena. Foram realizadas análises de livros didáticos, planejamentos de aulas e questionários aplicados aos professores, evidenciando uma abordagem ainda eurocêntrica e limitada da história e cultura indígena. Constatou- se que a maioria dos professores não possui formação específica sobre a temática, sendo os livros didáticos sua principal fonte de referência. Além disso, observou-se que a história e cultura indígena é ensinada de forma esporádica, principalmente no “Dia dos Povos Indígenas”. Diante dessas limitações, a pesquisa propõe a adoção de metodologias mais dinâmicas e participativas, visando promover um ensino mais inclusivo e contextualizado. Como produto pedagógico, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro sobre os Povos Indígenas do Amapá e Norte do Pará”, que busca ampliar o conhecimento dos alunos sobre os povos indígenas da região, proporcionando uma abordagem mais interativa e lúdica da história e cultura desses povos. O estudo contribui para a reflexão sobre o ensino da história e cultural da população indígena nas séries iniciais do Ensino Fundamental e destaca a importância da formação continuada de professores para a construção de práticas pedagógicas mais representativas e inclusivas. Dessa forma, a pesquisa pretende colaborar para a valorização da cultura indígena e a desconstrução de estereótipos, promovendo uma educação mais democrática e respeitosa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 13417kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Series Iniciais. Ensino de História. Cultura Indígena. Lei 11.645/2008. Povos Indígenas. | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOFRANCISCOMOYSES.pdf | 13,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132637/2/UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOFRANCISCOMOYSES.pdfDownload |
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