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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Maria Clailta Machado da | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Chaves, Taniamara Vizzotto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-19T18:37:24Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-19T18:37:24Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-12-12 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132635 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O guia foi elaborado com o propósito de apoiar professores, gestores e estudantes na construção e implementação de Produtos Educacionais (PEs) no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), fundamentando-se nos pressupostos freirianos de educação dialógica, crítica e emancipatória. Os PEs apresentados no guia integram a Dissertação de Mestrado “VAMOS FALAR SOBRE DROGAS? Reflexões sobre a necessidade da abordagem da temática na Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), vinculada à Linha de Pesquisa Práticas Educativas em EPT e ao Macroprojeto 03 – Práticas Educativas no Currículo Integrado. Desse modo, a proposta de construção dos PEs surgiu a partir de uma roda de conversa com estudantes do 3º Módulo do Curso Técnico em Informática do Instituto Estadual de Educação Professor Isaías, localizado no município de Santiago/RS, realizada em maio de 2025, tendo como foco a temática drogas. Essa prática pedagógica, pautada no diálogo e na escuta ativa, despertou reflexões significativas e o desejo coletivo de transformar o debate em ação educativa, resultando na criação dos PEs “Consciência Jovem_TI”, uma página disponibilizada na Rede Social Instagram, e do “I Fórum de Prevenção às Drogas: Conhecimento que transforma”, evento desenvolvido de forma presencial na escola envolvida na pesquisa. O guia tem como objetivos incentivar a criação de práticas educativas que articulem conhecimento técnico e compromisso social; orientar a elaboração e aplicação de PEs, explorando o potencial pedagógico das tecnologias digitais; e demonstrar a viabilidade de desenvolver ações e projetos transversais ao currículo da EPT. Além disso, busca fomentar a integração entre escola, comunidade e instituições públicas em torno da temática drogas, promovendo a prevenção, conscientização e valorização da vida, bem como inspirar novas práticas educativas que consolidem a EPT como um espaço de formação humana, crítica e transformadora. Assim, a construção dos PEs foi realizada de maneira colaborativa entre a pesquisadora, professor da turma e os estudantes, em um processo horizontal que priorizou o protagonismo estudantil. A metodologia da roda de conversa segue os pressupostos freirianos contrapondo-se ao ensino tradicional e assumindo o diálogo como instrumento de conscientização e transformação social. Desse modo, incluiu momentos de reflexão crítica, debate sobre a influência da mídia, contexto social e familiar, tipos de drogas, motivações individuais e coletivas, e papel da escola na prevenção. Ainda, o guia também descreve detalhadamente o processo de criação e os resultados obtidos com Rede Social “Consciência Jovem_TI” no Instagram, que se tornou um canal de comunicação digital voltado à prevenção e à educação crítica, e com o Fórum que promoveu o diálogo entre escola, comunidade e instituições públicas, reafirmando o potencial da EPT como espaço de formação integral e socialmente comprometida. Ainda, a experiência evidenciou o poder do diálogo e da ação educativa coletiva como caminhos para a conscientização e transformação social, demonstrando que é possível abordar temas de relevância social em cursos técnicos, sem depender de uma disciplina específica, mas por meio de ações e projetos transversais ao currículo. Assim, este guia pretende inspirar novas práticas educativas que unam tecnologia, diálogo e compromisso social, fortalecendo a EPT como espaço de construção de saberes e de responsabilidade social. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica; Produtos Educacionais; Prevenção às Drogas. | pt_BR |
| Título: dc.title | Guia de Orientação para o Desenvolvimento e ImplementaçÃo de Produtos Educacionais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Guia_Produtos_Educacionais_vrs_banca.pdf | 5.42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132635/2/Guia_Produtos_Educacionais_vrs_banca.pdfDownload |
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