EDUCAÇÃO DE ADULTOS E ENSINO DE HISTÓRIA: As experiências de duas oficinas desenvolvidas no projeto “Unicárcere em Ação Extensionista”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, AROLDO VIEIRA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T17:42:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T17:42:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-19-
identificador: dc.identifier.otherUNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇÃOAROLDODA SILVApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132632-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação é resultado de ação integrada de pesquisa e extensão universitária desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de História na Universidade Federal do Amapá. O objetivo foi analisar o ensino de História em prisões brasileiras e refletir sobre o uso do método peer instruction para produzir narrativas orais e escritas em oficinas do projeto Unicárcere em Ação Extensionista. Com base em pesquisa bibliográfica e virtual, os dados foram coletados sobre o ensino de história nas prisões brasileiras no período de 2012 a 2023, e selecionamos seis trabalhos acadêmicos, duas monografias e quatro dissertações. O material foi estudado com base no método de análise de conteúdo e uso do software Iramuteq, o que possibilitou a exposição dos dados com abordagem qualitativa e quantitativa, e compreender que o tema desta dissertação é emergente no Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional. Também, ofertamos uma oficina presencial para homens encarcerados e uma oficina para estudantes do Ensino Médio, utilizando o método peer instruction de forma adaptada. O resultado evidenciou que há poucas monografias e dissertações que analisam os métodos de ensino utilizados pelos professores de História, que trabalham em escolas públicas situadas em prisões. Quanto aos produtos educacionais desenvolvidos para o contexto carcerário e no Mestrado Profissional em Ensino de História, identificamos apenas quatro. As experiências extensionistas foram exitosas, mesmo que não se tenha aplicado várias perguntas ao público atendido, e nem registrado as respostas corretas, com uso da escala proposta no estudo de Lasry, Mazur e Watkins (2008). Mesmo assim, o método peer instruction adaptado permitiu a construção de narrativas de grupos culturais da Amazônia Amapaense.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent157.300kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Educação de adultos. Pesquisa e extensão universitária.pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO DE ADULTOS E ENSINO DE HISTÓRIA: As experiências de duas oficinas desenvolvidas no projeto “Unicárcere em Ação Extensionista”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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