
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Vidal, Altemar Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-19T17:22:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-19T17:22:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-06 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOALTEMARVIDAL | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132630 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga o uso da fotografia como ferramenta da Educomunicação no ensino de História, analisando seu potencial para fomentar o protagonismo discente e promover uma abordagem decolonial do conhecimento. A pesquisa parte da necessidade de repensar metodologias tradicionais e questionar a marginalização de narrativas históricas sobre a Amazônia nos materiais didáticos. Fundamentado na Educomunicação, nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) e na pedagogia decolonial, o estudo articula teoria e prática em um percurso metodológico dividido em quatro fases. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico. Em seguida, a análise do livro didático Jovens Sapiens teve um papel central, permitindo que os discentes refletissem criticamente sobre a presença e a ausência de representações da Amazônia ao longo dos capítulos que abordam a História do Brasil. Essa etapa, ao evidenciar a invisibilização ou a estereotipação da região, funcionou como força motriz para a visita ao Museu Sacaca, onde os alunos puderam produzir suas próprias fotografias e construir narrativas visuais que evidenciam o dinamismo da sociedade amazônica. Por fim, a criação do álbum Nossos Olhares consolidou o protagonismo dos educandos, valorizando suas percepções e ampliando as representações históricas sobre a Amazônia. Os resultados demonstram que a fotografia como recurso da Educomunicação, ao ser integrada ao ensino de História estimula a participação ativa dos estudantes por meio da interação crítica das fotos didáticas e possibilita ressignificações do passado e do presente, tornando-se um instrumento pedagógico para fortalecer a criticidade e romper as abordagens eurocentradas no componente curricular. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9826kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografia; Educomunicação; Ensino de História; Amazônia; Decolonial. | pt_BR |
| Título: dc.title | A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DA EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOALTEMARVIDAL.pdf | 9,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132630/2/UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOALTEMARVIDAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons