A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DA EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVidal, Altemar Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T17:22:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T17:22:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-06-
identificador: dc.identifier.otherUNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOALTEMARVIDALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132630-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa investiga o uso da fotografia como ferramenta da Educomunicação no ensino de História, analisando seu potencial para fomentar o protagonismo discente e promover uma abordagem decolonial do conhecimento. A pesquisa parte da necessidade de repensar metodologias tradicionais e questionar a marginalização de narrativas históricas sobre a Amazônia nos materiais didáticos. Fundamentado na Educomunicação, nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) e na pedagogia decolonial, o estudo articula teoria e prática em um percurso metodológico dividido em quatro fases. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico. Em seguida, a análise do livro didático Jovens Sapiens teve um papel central, permitindo que os discentes refletissem criticamente sobre a presença e a ausência de representações da Amazônia ao longo dos capítulos que abordam a História do Brasil. Essa etapa, ao evidenciar a invisibilização ou a estereotipação da região, funcionou como força motriz para a visita ao Museu Sacaca, onde os alunos puderam produzir suas próprias fotografias e construir narrativas visuais que evidenciam o dinamismo da sociedade amazônica. Por fim, a criação do álbum Nossos Olhares consolidou o protagonismo dos educandos, valorizando suas percepções e ampliando as representações históricas sobre a Amazônia. Os resultados demonstram que a fotografia como recurso da Educomunicação, ao ser integrada ao ensino de História estimula a participação ativa dos estudantes por meio da interação crítica das fotos didáticas e possibilita ressignificações do passado e do presente, tornando-se um instrumento pedagógico para fortalecer a criticidade e romper as abordagens eurocentradas no componente curricular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9826kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectFotografia; Educomunicação; Ensino de História; Amazônia; Decolonial.pt_BR
Título: dc.titleA FOTOGRAFIA COMO RECURSO DA EDUCOMUNICAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons