
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Carlos Augusto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-19T12:48:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-19T12:48:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-26 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Versão final da dissertação | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132627 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como tema a exploração do trabalho durante o período da ditadura empresa-rial-militar no Brasil. O objetivo principal foi realizar uma aula oficina no Ensino de História para introduzir esse tema nas salas de aula. A investigação desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: sondar, por meio da ferramenta digital podcast, a aprendizagem histórica dos estu-dantes do Ensino Médio sobre a questão; além disso, problematizar, no âmbito da aula-oficina em História, a recepção de um instrumento de relatório com perguntas respondidas pelos estu-dantes, a partir do estudo dos episódios1 do podcast “História em Meia Hora” e das reportagens2 do site “Agência Pública” sobre empresas cúmplices da ditadura. Tomamos por base o seguinte problema de pesquisa: por que existe uma forma predominante de ensinar a ditadura militar nas aulas de História, que foca na repressão aos direitos individuais e, de certa maneira, obscurece os direitos sociais e a exploração dos trabalhadores? A metodologia de aula oficina, elaborada por Isabel Barca (2004), serviu de base para o desenvolvimento da pesquisa, em diálogo com os conceitos que fundamentam o Ensino de História e que se definem como “aprendizagem histórica”, “letramento histórico” e “consciência histórica”. Foram analisados dois instrumen-tos de relatório aplicados em turmas de 2ª série (2023) e da 3ª (2024), observando se as respostas dadas demonstram conhecimentos sobre conceitos como “fonte histórica”, “substantivos” e de “segunda ordem”, além da percepção dos estudantes sobre “consciência histórica”. Concluímos que tais ideias foram assimiladas pelos alunos. Como produto final, elaboramos uma aula-ofi-cina (Barca, 2004), abordando o tema da ditadura empresarial-militar. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 6,27 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura visual, mídias e linguagens | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Podcast | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aula oficina | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Exploração do trabalho | pt_BR |
| Título: dc.title | A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DURANTE A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE AULA OFICINA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Versão final da dissertação.pdf | 6.43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132627/2/Versão final da dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons