A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DURANTE A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE AULA OFICINA NO ENSINO DE HISTÓRIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Carlos Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T12:48:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T12:48:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-26-
identificador: dc.identifier.otherVersão final da dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132627-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve como tema a exploração do trabalho durante o período da ditadura empresa-rial-militar no Brasil. O objetivo principal foi realizar uma aula oficina no Ensino de História para introduzir esse tema nas salas de aula. A investigação desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: sondar, por meio da ferramenta digital podcast, a aprendizagem histórica dos estu-dantes do Ensino Médio sobre a questão; além disso, problematizar, no âmbito da aula-oficina em História, a recepção de um instrumento de relatório com perguntas respondidas pelos estu-dantes, a partir do estudo dos episódios1 do podcast “História em Meia Hora” e das reportagens2 do site “Agência Pública” sobre empresas cúmplices da ditadura. Tomamos por base o seguinte problema de pesquisa: por que existe uma forma predominante de ensinar a ditadura militar nas aulas de História, que foca na repressão aos direitos individuais e, de certa maneira, obscurece os direitos sociais e a exploração dos trabalhadores? A metodologia de aula oficina, elaborada por Isabel Barca (2004), serviu de base para o desenvolvimento da pesquisa, em diálogo com os conceitos que fundamentam o Ensino de História e que se definem como “aprendizagem histórica”, “letramento histórico” e “consciência histórica”. Foram analisados dois instrumen-tos de relatório aplicados em turmas de 2ª série (2023) e da 3ª (2024), observando se as respostas dadas demonstram conhecimentos sobre conceitos como “fonte histórica”, “substantivos” e de “segunda ordem”, além da percepção dos estudantes sobre “consciência histórica”. Concluímos que tais ideias foram assimiladas pelos alunos. Como produto final, elaboramos uma aula-ofi-cina (Barca, 2004), abordando o tema da ditadura empresarial-militar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,27 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura visual, mídias e linguagenspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPodcastpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAula oficinapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExploração do trabalhopt_BR
Título: dc.titleA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO DURANTE A DITADURA EMPRESARIAL-MILITAR NO BRASIL: UMA PROPOSTA DE AULA OFICINA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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