ENSINO DE HISTÓRIA E MULHERES NO CONTEXTO DA DITADURA CÍVICO-MILITAR (1964-1985): o frame como proposta de guia visual para enfrentamento didático do silenciamento de vozes femininas durante a repressão política no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMota, Sandra Uanne Canela da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-18T19:39:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-18T19:39:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-24-
identificador: dc.identifier.otherUNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOSANDRAUANNEMOTApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132618-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa discute os fundamentos conceituais e metodológicos do frame como recurso didático-pedagógico para problematizar a participação feminina no ensino de história sobre Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). O produto da pesquisa, composto por uma proposta de sequência didática e frame como recurso de ensino, surge para enfrentar pedagogicamente o silenciamento de vozes femininas nos livros didáticos que persistem em promover sub-representação de mulheres nesses espaços que são frequentemente ocupados por figuras masculinas. Ademais, o frame especificamente atua para suprir lacunas das narrativas didáticas tradicionais que reduzem as mulheres ao papel de vítimas ou coadjuvantes. Provocando inquietações sobre exclusões sistemáticas de personagens nos livros didáticos, os discentes são estimulados a debater e questionar narrativas didáticas hegemônicas que minimizam a relevância da participação feminina nos processos históricos do Brasil, concomitante a isso, o produto age criticamente para evidenciar as multifacetadas atuações femininas como agentes políticos, culturais e sociais que protagonizaram frentes de embates para o reestabelecimento da democracia no país. A possibilidade inicial de uso do frame é alinhada à turma da 3ª série do Ensino Médio no ensino sobre o objeto de conhecimento Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). No entanto, pode ser direcionada ao 9º ano do Ensino Fundamental 2 – Séries Finais, por comungar desta diretriz conteudista em seu currículo. Revisitar as narrativas didáticas sobre o período de exceção por meio do frame ajuda a revelar e valorizar a atuação histórica das mulheres em todas as suas dimensões sociais. Reconhecer esse protagonismo é reafirmar que a luta pela memória, verdade e justiça é, também, uma luta pela inclusão e pela valorização de todas as vozes que contribuíram para o processo permanente de (re) democratização do país.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3646kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMulheres. Sequência didática. Frame. Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). Cinema e Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E MULHERES NO CONTEXTO DA DITADURA CÍVICO-MILITAR (1964-1985): o frame como proposta de guia visual para enfrentamento didático do silenciamento de vozes femininas durante a repressão política no Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons