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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mota, Sandra Uanne Canela da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-18T19:39:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-18T19:39:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOSANDRAUANNEMOTA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132618 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa discute os fundamentos conceituais e metodológicos do frame como recurso didático-pedagógico para problematizar a participação feminina no ensino de história sobre Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). O produto da pesquisa, composto por uma proposta de sequência didática e frame como recurso de ensino, surge para enfrentar pedagogicamente o silenciamento de vozes femininas nos livros didáticos que persistem em promover sub-representação de mulheres nesses espaços que são frequentemente ocupados por figuras masculinas. Ademais, o frame especificamente atua para suprir lacunas das narrativas didáticas tradicionais que reduzem as mulheres ao papel de vítimas ou coadjuvantes. Provocando inquietações sobre exclusões sistemáticas de personagens nos livros didáticos, os discentes são estimulados a debater e questionar narrativas didáticas hegemônicas que minimizam a relevância da participação feminina nos processos históricos do Brasil, concomitante a isso, o produto age criticamente para evidenciar as multifacetadas atuações femininas como agentes políticos, culturais e sociais que protagonizaram frentes de embates para o reestabelecimento da democracia no país. A possibilidade inicial de uso do frame é alinhada à turma da 3ª série do Ensino Médio no ensino sobre o objeto de conhecimento Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). No entanto, pode ser direcionada ao 9º ano do Ensino Fundamental 2 – Séries Finais, por comungar desta diretriz conteudista em seu currículo. Revisitar as narrativas didáticas sobre o período de exceção por meio do frame ajuda a revelar e valorizar a atuação histórica das mulheres em todas as suas dimensões sociais. Reconhecer esse protagonismo é reafirmar que a luta pela memória, verdade e justiça é, também, uma luta pela inclusão e pela valorização de todas as vozes que contribuíram para o processo permanente de (re) democratização do país. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 3646kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Mulheres. Sequência didática. Frame. Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985). Cinema e Ensino de História. | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E MULHERES NO CONTEXTO DA DITADURA CÍVICO-MILITAR (1964-1985): o frame como proposta de guia visual para enfrentamento didático do silenciamento de vozes femininas durante a repressão política no Brasil | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOSANDRAUANNEMOTA.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132618/2/UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOSANDRAUANNEMOTA.pdfDownload |
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