EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS: COMBATE AO RACISMO E FORTALECIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS JUNTO AS INFÂNCIAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA JUNIOR, RAUL SOUSA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-18T19:37:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-18T19:37:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
identificador: dc.identifier.otherUNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAORAULSILVAJUNIORpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132617-
Resumo: dc.description.abstractO presente estudo aborda sobre o Ensino de História para crianças como uma estratégia para combater o racismo na infância e consequentemente fortalecer direitos humanos. Confrontar os apagamentos e a subalternização de grupos não brancos é possível por meio da leitura de textos e da implementação de atividades que destaquem o protagonismo histórico de grupos negros e quilombolas. Essas ações enfrentam dificuldades provenientes das experiências sociais vivenciadas tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. Para a realização da pesquisa, utilizou-se o método bibliográfico, explorando o papel, os desafios e as exigências curriculares para o professor de História. A análise realizada confirmou que os desafios enfrentados pelos professores e pelas crianças refletem as dificuldades históricas de grupos sociais não brancos, que continuam sendo “demonizados” por indivíduos e a sociedade. Esses grupos, frequentemente alinhados a interesses de mercado, promovem cortes em gastos públicos como direitos sociais, impactando negativamente no sistema de educação estatal e, por consequência, no ensino de História. O estudo propõe a criação de materiais pedagógicos, como cadernos e cartilhas sobre Direitos Humanos, voltados a docentes, estudantes e à comunidade em geral. Foram aplicados dois questionários a professores de escolas da Amazônia setentrional (Estados do Amapá e Pará), um antes da leitura de cartilha sobre Direitos Humanos e outro após para se verificar o grau de empatia histórica suscitado nos docentes. Por fim, foi realizada uma oficina para estudantes do ensino fundamental da escola estadual Barão do Rio Branco na cidade de Macapá para apresentação da cartilha de Ensino de História e Direitos Humanos contra o Racismo voltado para o público infantil.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5969kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectCadernos Didáticos/Cartilhas. Educação em Direitos Humanos. Educação antirracista.pt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO DE HISTÓRIA PARA CRIANÇAS: COMBATE AO RACISMO E FORTALECIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS JUNTO AS INFÂNCIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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