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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | TORRES, ANDREIA MARTEL | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-19T19:20:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-19T19:20:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-05 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ANDREIATORRESPROFHISTORIAUNIFAP2020 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132611 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Neste estudo parte-se do pressuposto de que a história deve ser ensinada em consonância com as especificidades do lugar no qual tal ensino ocorre. O lugar enfocado neste estudo é a área urbana do município de Oiapoque, no norte do estado do Amapá, marcadamente um espaço intercultural. Dois conceitos são centrais nesta pesquisa: fronteira, como um recurso epistemológico, e interculturalidade, para evidenciar a questão das diferenças. Foram coletados e analisados documentos oficiais que tratam de políticas públicas educacionais para a região de fronteira e as proposições destes foram confrontadas com as ações efetivamente realizadas pelo Estado. Para tal, foi realizada pesquisa de campo que nos permitiram observar e analisara experiência dos agentes educacionais (professores de história e coordenadores pedagógicos), com quem também dialogamos, tendo como aporte metodológico a história oral. A partir da análise feita, reconhece-se que ações pedagógicas e Ensino de História pautados na interculturalidade e/ou no bilinguismo dificilmente se fazem presentes na realidade da fronteira oiapoquense. Portanto, este estudo problematiza o silenciamento das políticas públicas e do Ensino de História em relação a pluralidade cultural desta fronteira. A partir da experiência dos sujeitos pesquisados foi possível caracterizar o espaço escolar fronteiriço como intercultural e reconhecer as assimetrias existentes entre os diversos grupos sociais, a forte interrelação entre diferentes sujeitos e grupos socioculturais. Infere-se neste estudo que uma proposição para o Ensino de História em contextos fronteiriços tem que ter como foco a valoração positiva das diferenças presentes neste contexto com vistas a superar as desigualdades. As escolhas no ensinar devem aí ter em conta a diversidade, as variadas referências culturais e sociais dos públicos escolares, rompendo com o padrão segregacionista que está camuflado em políticas públicas educacionais assimilacionistas e excludentes. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1364kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Fronteira; Interculturalidade; Oiapoque | pt_BR |
| Título: dc.title | DESTE LADO DO RIO: interculturalidade e ensino de História na fronteira oiapoquense | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ANDREIATORRESPROFHISTORIAUNIFAP2020.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132611/2/ANDREIATORRESPROFHISTORIAUNIFAP2020.pdfDownload |
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