HISTÓRIA E CINEMA – AS POSSIBILIDADES QUANTO AO USO DE FILME EM SALA DE AULA: O CASO DE ABRIL DESPEDAÇADO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVILHENA, ORIONE RODRIGUES DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T18:59:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T18:59:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-03-20-
identificador: dc.identifier.otherORIONERODRIGUESDEVILHENAPROFHISTORIAUNIFAP2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132609-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de História tem como principal objetivo investigar os termos em que se processa, há pouco mais de um século, a relação entre história e cinema. Em seus desdobramentos, pretende realizar, subsidiariamente, uma reflexão acerca do cinema enquanto realização artísticocultural eminentemente humana, com características e influências próprias dentro daquilo que se costuma chamar de “linha do tempo”; em decorrência disso, remete ao entendimento de como essa singular manifestação artística se apropria dos fatos históricos de modo a construir a respeito dos mesmos narrativas as mais diversas, para, na sequência, tentar demonstrar como tais narrativas por vezes destinam-se ao ensino da disciplina histórica, a partir de todo um processamento teórico e intelectual realizado pelo professor da disciplina visando a constituir um ambiente mais atrativo e favorável ao processo de ensino-aprendizagem dessa matéria, levando também em conta o viés tecnológico que envolve a sociedade/cultura do presente. Pretende, enfim, considerar possibilidades de emprego de filme(s) no ensino de história, tomando a produção cinematográfica Abril Despedaçado como modelo para a elaboração de uma sequência didática com vistas à exposição objetiva de uma metodologia de trabalho com o referido filme, com o propósito de conciliar o esforço teórico ao trabalho prático inerente à pessoa do profissional da história, buscando contribuir para o desenvolvimento de uma atuação profissional afinada aos desafios e possiblidades em termos educacionais impostos pela sociedade e cultura atuais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2332kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História. Cinema. Filme. Mídia. Tecnologia. Linguagem. Narrativa. Abril Despedaçadopt_BR
Título: dc.titleHISTÓRIA E CINEMA – AS POSSIBILIDADES QUANTO AO USO DE FILME EM SALA DE AULA: O CASO DE ABRIL DESPEDAÇADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons