DITADURA MILITAR E DIREITOS HUMANOS NO AMAPÁ (1964-1985): um paradidático para o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENEZES, ISRAEL MADUREIRA DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T17:58:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T17:58:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
identificador: dc.identifier.otherUNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇAOISRAELMENEZESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132605-
Resumo: dc.description.abstractA recente disputa de narrativas contra e a favor da intervenção militar no Brasil resultou em ataques à democracia no país e inspirou-me a desenvolver este estudo com vistas a contribuir para o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio, que partiu da minha inquietação pela escassez de material didático especifico sobre o período que compreende os anos de 1964 a 1985 no então Território Federal do Amapá – limites temporal e territorial da pesquisa. A investigação resultou na produção do livro DITADURA MILITAR E DIREITOS HUMANOS NO AMAPÁ: um paradidático para o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos, direcionado aos alunos, no qual discorri, entre outros pontos, sobre a estrutura local de repressão do estado; os atos de violação de direitos humanos praticados por agentes públicos contra cidadãos amapaenses; o discreto revide destes por tímidos atos de resistências; a conexão do Amapá com a Guerrilha do Araguaia; os lugares de memória da ditadura e os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV) e da Comissão Estadual da Verdade do Amapá (CEV-AP), que deram a conhecer a história daquele regime de exceção a partir das vozes de quem o vivenciou nesta parte do país. Como texto de apoio para a aplicabilidade deste produto educacional, escrevi esta dissertação, em que trato sobre o ensino de História; a história local; a EJA; os conceitos de democracia, ditadura e direitos humanos; a ditadura militar no Brasil; as suas representações nos livros didáticos nacionais; as comissões da verdade e o próprio livro paradidático, sua apresentação e potencialidade de uso no ensino de História. Neste ano em que o golpe de estado, que deu início a ditadura militar no país, completou 60 anos, apresento-lhes este estudo celebrando a resistência que nos trouxe à democracia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9966kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAmapá; ditadura militar; direitos humanos; ensino de História; história local.pt_BR
Título: dc.titleDITADURA MILITAR E DIREITOS HUMANOS NO AMAPÁ (1964-1985): um paradidático para o ensino de História na Educação de Jovens e Adultospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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