
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Amapá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Cláudia Regina Martins dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-19T17:51:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-19T17:51:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-08 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇÃOCLAUDIAALMEIDA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132604 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A história indígena como área de pesquisa e de ensino é campo consolidado no Brasil e âmbito de intenso trabalho e militância dos historiadores-professores. Pretendemos contribuir nessa esfera com a elaboração deste material didático sobre a história dos povos indígenas isolados para ser utilizado no ensino médio. Este trabalho se insere no ensino de história indígena e no debate da inserção da história e cultura indígena na educação básica através da Lei 11.645/2008. Adota a perspectiva decolonial no ensino de História, como importante ferramenta e método, respectivamente, para refletir acerca das relações étnico-raciais e interculturais no espaço escolar como forma de democratizar o ensino sobre a diversidade étnica no processo da educação básica. Objetivamos sistematizar de forma didática os conceitos científicos e jurídicos que constituem o ensino de história dos povos indígenas isolados, os tratados internacionais respectivos, legislações, territórios, ameaças e questões relacionadas aos povos indígenas isolados. Situações intrínsecas ao seu modo de vida, as diversas especificidades que fazem parte do livro paradidático voltado para o ensino médio, onde pretende-se visibilizar quais são os grupos étnicos, cultura, territórios, aspectos ambientais, história recente. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura especializada e aplicação da técnica de transposição didática, análise importante com o intuito de tornar a linguagem acadêmica acessível e didática para o ensino médio, no formato de um livro paradidático. O resultado é um livro paradidático estruturado nos seguintes temas: Capítulo I: Conceitos, Direitos, Leis e Histórico; Capítulo II: Grupos étnicos e culturais, Territórios, Populações, Aspectos Geográficos e Mapas; Capítulo III: Aspectos Contemporâneos (questão ambiental, pandemia e desmontes dos órgãos de proteção), e abordando todas as frentes de proteção dos povos isolados: Envira, Madeira-Purus, Madeirinha Jurema, Awá Guajá, Cuminapanema, Vale do Javari, Guaporé, Uru Eu Wau Wau, Médio Xingu, Waimiri Atroari e Yanomami Yekuana. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 8872kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História Indígena, Lei 11.645/08, Indígenas Isolados, Paradidático, Antirracismo. | pt_BR |
| Título: dc.title | POVOS INDÍGENAS ISOLADOS: Livro Paradidático para o Ensino de História na Educação Básica | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇÃOCLAUDIAALMEIDA.pdf | 8,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132604/2/UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇÃOCLAUDIAALMEIDA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons