POVOS INDÍGENAS ISOLADOS: Livro Paradidático para o Ensino de História na Educação Básica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Amapápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Cláudia Regina Martins dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T17:51:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T17:51:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-08-
identificador: dc.identifier.otherUNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇÃOCLAUDIAALMEIDApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132604-
Resumo: dc.description.abstractA história indígena como área de pesquisa e de ensino é campo consolidado no Brasil e âmbito de intenso trabalho e militância dos historiadores-professores. Pretendemos contribuir nessa esfera com a elaboração deste material didático sobre a história dos povos indígenas isolados para ser utilizado no ensino médio. Este trabalho se insere no ensino de história indígena e no debate da inserção da história e cultura indígena na educação básica através da Lei 11.645/2008. Adota a perspectiva decolonial no ensino de História, como importante ferramenta e método, respectivamente, para refletir acerca das relações étnico-raciais e interculturais no espaço escolar como forma de democratizar o ensino sobre a diversidade étnica no processo da educação básica. Objetivamos sistematizar de forma didática os conceitos científicos e jurídicos que constituem o ensino de história dos povos indígenas isolados, os tratados internacionais respectivos, legislações, territórios, ameaças e questões relacionadas aos povos indígenas isolados. Situações intrínsecas ao seu modo de vida, as diversas especificidades que fazem parte do livro paradidático voltado para o ensino médio, onde pretende-se visibilizar quais são os grupos étnicos, cultura, territórios, aspectos ambientais, história recente. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura especializada e aplicação da técnica de transposição didática, análise importante com o intuito de tornar a linguagem acadêmica acessível e didática para o ensino médio, no formato de um livro paradidático. O resultado é um livro paradidático estruturado nos seguintes temas: Capítulo I: Conceitos, Direitos, Leis e Histórico; Capítulo II: Grupos étnicos e culturais, Territórios, Populações, Aspectos Geográficos e Mapas; Capítulo III: Aspectos Contemporâneos (questão ambiental, pandemia e desmontes dos órgãos de proteção), e abordando todas as frentes de proteção dos povos isolados: Envira, Madeira-Purus, Madeirinha Jurema, Awá Guajá, Cuminapanema, Vale do Javari, Guaporé, Uru Eu Wau Wau, Médio Xingu, Waimiri Atroari e Yanomami Yekuana.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8872kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História Indígena, Lei 11.645/08, Indígenas Isolados, Paradidático, Antirracismo.pt_BR
Título: dc.titlePOVOS INDÍGENAS ISOLADOS: Livro Paradidático para o Ensino de História na Educação Básicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistóriapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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