
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Roraima - UFRR | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | KING, THYAGO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-19T00:06:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-19T00:06:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação King | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132599 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação parte das vivências do autor como professor da rede pública estadual de Roraima desde 2008, em um contexto escolar marcado pela precarização do trabalho docente, reformas curriculares e modelos de gestão baseados na disciplina e autoridade. Observou-se a apatia dos estudantes diante dessas condições, o que impactava seu cotidiano e o exercício da cidadania. Diante disso, a pesquisa buscou responder: quais perspectivas didático-pedagógicas no ensino de História podem contribuir para a compreensão e o exercício da cidadania em alunos da educação básica?O objetivo geral foi desenvolver uma sequência didática com possibilidades pedagógicas que favoreçam a formação de uma consciência cidadã crítica e participativa entre estudantes do Ensino Médio. Para fundamentar a investigação, dialogou-se com T.H. Marshall (direitos civis, políticos e sociais), Hannah Arendt (o direito a ter direitos), Ricardo Antunes (crítica à mercantilização dos direitos), José Jorge de Carvalho (cidadania intercultural) e Miguel Arroyo (cidadania insurgente). A noção de consciência histórica de Jörn Rüsen foi adotada como mediadora entre o saber histórico escolar e a ação cidadã. A pesquisa organizou-se em quatro seções teóricas e culminou na elaboração de uma sequência didática de nove aulas. A proposta articula cidadania e História de forma crítica e contextualizada, utilizando fontes diversas como textos, músicas, imagens e documentários, visando estimular o debate, o pensamento crítico e o protagonismo discente. Conclui-se que o ensino de História, ao promover o desenvolvimento da consciência histórica, contribui para o exercício da cidadania. Atribuindo sentido ao tempo histórico, os estudantes ampliam sua capacidade de narrar, argumentar e construir identidades, desenvolvendo uma compreensão crítica do mundo social e político, fundamental para posturas éticas e participativas. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 4,6 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Cidadania; Consciência Histórica | pt_BR |
| Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória - Mestrado) | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação King.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132599/2/Dissertação King.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons