ENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Roraima - UFRRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKING, THYAGO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-19T00:06:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-19T00:06:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-11-18-
identificador: dc.identifier.otherDissertação Kingpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132599-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação parte das vivências do autor como professor da rede pública estadual de Roraima desde 2008, em um contexto escolar marcado pela precarização do trabalho docente, reformas curriculares e modelos de gestão baseados na disciplina e autoridade. Observou-se a apatia dos estudantes diante dessas condições, o que impactava seu cotidiano e o exercício da cidadania. Diante disso, a pesquisa buscou responder: quais perspectivas didático-pedagógicas no ensino de História podem contribuir para a compreensão e o exercício da cidadania em alunos da educação básica?O objetivo geral foi desenvolver uma sequência didática com possibilidades pedagógicas que favoreçam a formação de uma consciência cidadã crítica e participativa entre estudantes do Ensino Médio. Para fundamentar a investigação, dialogou-se com T.H. Marshall (direitos civis, políticos e sociais), Hannah Arendt (o direito a ter direitos), Ricardo Antunes (crítica à mercantilização dos direitos), José Jorge de Carvalho (cidadania intercultural) e Miguel Arroyo (cidadania insurgente). A noção de consciência histórica de Jörn Rüsen foi adotada como mediadora entre o saber histórico escolar e a ação cidadã. A pesquisa organizou-se em quatro seções teóricas e culminou na elaboração de uma sequência didática de nove aulas. A proposta articula cidadania e História de forma crítica e contextualizada, utilizando fontes diversas como textos, músicas, imagens e documentários, visando estimular o debate, o pensamento crítico e o protagonismo discente. Conclui-se que o ensino de História, ao promover o desenvolvimento da consciência histórica, contribui para o exercício da cidadania. Atribuindo sentido ao tempo histórico, os estudantes ampliam sua capacidade de narrar, argumentar e construir identidades, desenvolvendo uma compreensão crítica do mundo social e político, fundamental para posturas éticas e participativas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,6 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Cidadania; Consciência Históricapt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO DA CIDADANIA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória - Mestrado)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEnsino de Históriapt_BR
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