
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Goettems, Carlos Eduardo | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Merli, Renato Francisco | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Araujo, Wilian Francisco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-17T17:24:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-17T17:24:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-09-02 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional Carlos | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132587 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional consiste em um curso de formação continuada voltado à qualificação de professores da Educação Básica, atuantes na Secretaria de Estado da Educação do Paraná, para a interpretação e análise de dados oriundos de avaliações externas, com ênfase nos conceitos matemáticos de porcentagem. O curso está fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel, 2003) e é oferecido de forma totalmente online, por meio da plataforma Moodle da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com carga horária total de 24 horas. Sua estrutura organiza-se em quatro módulos interdependentes que conduzem o professor-cursista acesse os conteúdos de forma assíncrona, no seu próprio ritmo, interagindo com artigos, vídeos, aplicativos e dados abertos. A avaliação é processual, composta por questões objetivas e de relacionamento, sendo exigida média mínima de 60% em até três tentativas para certificação. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 5,29 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação em larga escala | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Título: dc.title | CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL – PORCENTAGEM (EDUCAÇÃO BÁSICA) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Produto Educacional Carlos.pdf | 5,42 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132587/2/Produto Educacional Carlos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons