Guia Didático para oficina educativa: eu vejo você, mas você não me vê: práticas para inclusão de estudantes com baixa visão.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Fedeal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, DAYANE BATISTA DOS-
Autor(es): dc.contributor.authorFERRETE, RODRIGO BOZI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-17T12:17:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-17T12:17:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-07-
identificador: dc.identifier.otherGUIA DIDÁTICO DA OFICINA EDUCATIVA - Dayane Batista dos Santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132579-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia didático traz orientações para o desenvolvimento de uma oficina educativa visando sensibilizar a comunidade escolar e contribuir com a inclusão de pessoas com baixa visão no ambiente escolar. A oficina denominada “Eu vejo você, mas não como você me vê: práticas educativas para a inclusão de estudantes com baixa visão” se constitui como produto educacional e é resultado da dissertação intitulada: “Práticas educativas para a inclusão de estudantes com baixa visão na Educação Profissional e Tecnológica”, desenvolvida pela autora no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), campus Aracaju, sob a orientação do Professor Dr. Rodrigo Bozi Ferrete. Assim, o Guia propõe a realização de uma oficina educativa cujo objetivo é possibilitar aos discentes e docentes reflexão sobre diversidade e inclusão da pessoa com baixa visão, sensibilizando sobre as responsabilidades de cada um para contribuir com uma escola inclusiva, apresentando relatos de pessoas com baixa visão e situações educativas nas quais se pode interferir de forma a ser inclusiva para esse público. Neste Guia estão sistematizadas as orientações para o desenvolvimento de uma oficina no formato presencial, conforme foi projetada. Este produto educacional pode ser aplicado junto a diversas comunidades escolares da Rede, por atender às diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica, trabalhando aspectos importantes da formação humana integral. Destaca-se que a configuração e o desenvolvimento da oficina busca a participação ativa dos sujeitos/docentes e estudantes. Portanto, a sua aplicação em outros contextos deverá levar em consideração a cultura, a realidade do lugar, o conhecimento e a experiência dos sujeitos, devendo a Oficina ser adequada às características e às necessidades próprias do público-alvo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,16 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectBaixa visãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
Título: dc.titleGuia Didático para oficina educativa: eu vejo você, mas você não me vê: práticas para inclusão de estudantes com baixa visão.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPEpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons