Trabalhando Semelhança De Triângulos Com A Dobradura Do Copo De Origami

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFialho, Vinicius-
Autor(es): dc.contributor.authorFélix, Luciano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-16T23:53:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-16T23:53:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-29-
identificador: dc.identifier.otherRecurso Educacional Vinicius Fialho.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132576-
Resumo: dc.description.abstractEsse material, apresentado como Recurso Educacional, é parte integrante de nossa pesquisa de Dissertação de Mestrado intitulada Trabalhando Semelhança De Triângulos Com A Dobradura Do Copo De Origami, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sob orientação do Professor Dr. Luciano Félix. Olá, professor(a), estudante ou pesquisador(a)! Seja muito bem-vindo(a) a este recurso educacional! É com entusiasmo que compartilho aqui uma proposta que nasceu da sala de aula e foi amadurecida ao longo de uma pesquisa cuidadosa e apaixonada: o uso da dobradura de um copo de origami como ferramenta para explorar conceitos da Geometria, com foco na semelhança de triângulos. A proposta foi aplicada com alunos do 2º ano do Ensino Médio em uma escola particular de Angra dos Reis (RJ) e pode ser facilmente adaptada para outras turmas da Educação Básica. Embora o foco seja o Ensino Médio, professores do Ensino Fundamental II, bem como estudantes de Licenciatura em Matemática ou de pós-graduação na área de Ensino de Matemática, encontrarão aqui uma abordagem concreta, lúdica e fundamentada teoricamente — com base nos estudos de Van Hiele, Piaget e Vygotsky — para enriquecer suas práticas e reflexões. Neste recurso, você encontrará não apenas um roteiro de aula detalhado, mas também fundamentações pedagógicas e sugestões práticas para integrar teoria e ação de forma significativa. A proposta vai além da memorização de fórmulas: ela busca provocar o olhar geométrico, estimular o raciocínio lógico e valorizar o protagonismo dos(as) estudantes por meio da experimentação com o papel. Esperamos que este material te inspire tanto quanto nos inspirou ao produzi-lo. Que ele possa abrir portas para novas experiências em sala de aula, aproximando a matemática do cotidiano e tornando-a mais palpável, atrativa e significativa. Boa leitura e, principalmente, boa aplicação! Com consideração e desejo de bons dobramentos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3583KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGeometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSemelhança de Triângulospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOrigamipt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleTrabalhando Semelhança De Triângulos Com A Dobradura Do Copo De Origamipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMAT-UFRRJpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso Educacional da Dissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons