Rodas de Conversa como Espaço-Tempo de Formação Permanente com Docentes da Educação Profissional e Tecnológica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilhapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Daniela Gonçalves-
Autor(es): dc.contributor.authorChaves, Taniamara Vizzotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-17T18:24:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-17T18:24:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-12-05-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132567-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional intitulado Rodas de Conversa como Espaço-Tempo de Formação Permanente com Docentes da Educação Profissional e Tecnológica resulta da pesquisa “Desenvolvimento Profissional Docente na Educação Profissional e Tecnológica da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul: entrelaçando formação, saberes e vivências”, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O estudo teve como objetivo propor e sistematizar uma metodologia formativa dialógica voltada ao desenvolvimento profissional docente, tendo como base a realização de rodas de conversa com professores da rede estadual, compreendidas como espaços-tempo de formação permanente. Fundamentada na pedagogia freireana e nas contribuições de Pimenta, Tardif, Imbernón e Marcelo García, a proposta entende a formação docente como um processo contínuo, coletivo e emancipador, construído a partir das necessidades formativas emergentes dos próprios docentes. As rodas de conversa constituíram-se em dispositivos de reflexão crítica sobre a prática pedagógica, sustentadas pela escuta sensível, pela amorosidade e pelo diálogo entre pares. A sistematização dessa experiência resultou em uma proposta formativa flexível e contextualizada, que descreve princípios, etapas e possibilidades para a realização de rodas de conversa em escolas e coordenadorias regionais de educação, estimulando a partilha de saberes e a construção coletiva de conhecimentos. Os resultados demonstram que as rodas de conversa contribuíram para o fortalecimento da identidade docente, para a integração entre teoria e prática e para a consolidação da formação humana integral que orienta o currículo integrado na EPT. Conclui-se que o produto representa uma prática de formação permanente capaz de fomentar uma cultura de diálogo, colaboração e desenvolvimento profissional no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica; Formação Permanente com Docentes; Rodas de Conversapt_BR
Título: dc.titleRodas de Conversa como Espaço-Tempo de Formação Permanente com Docentes da Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons