
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Lena, Ângelo Valentim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-14T21:15:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-14T21:15:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-14 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Proximidade Territorial, Culpa Materna e Acesso à Creche | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132533 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Trazemos um diálogo sobre acesso à creche (0–3 anos) na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá a partir de uma perspectiva integrada que articula territorialidade, barreiras urbanas, dinâmicas socioculturais e indicadores nacionais de demanda potencial. O estudo parte do documento Proximidade Casa–Escola na Educação Infantil e de dados oficiais da CMPE, do INEP/IBGE e do Índice de Necessidade de Creche (INC – Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2023). Argumenta-se que, além das barreiras exógenas — mobilidade infantil, fragmentação urbana, distância real e moradia verticalizada sem elevador —, existe um limitante endógeno decisivo: a culpabilização da mãe ao buscar apoio institucional para o cuidado da criança pequena. Ao integrar princípios normativos, evidências empíricas, análise territorial e leitura sociocultural, demonstra-se que a equidade na etapa creche depende simultaneamente da acessibilidade territorial e da desconstrução de discursos que responsabilizam moralmente as mulheres. Por fim, relacionam-se os percentuais de atendimento etário, o INC e o fenômeno do silêncio da demanda, destacando implicações para o microplanejamento educacional. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Creche | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Culpa materna | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Territorialidade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Educacional | pt_BR |
| Título: dc.title | Proximidade Territorial, Culpa Materna e Acesso à Creche: uma Leitura Integrada do Microplanejamento Educacional na Rede Municipal de Educação de Cuiabá | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Pedagogia | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História da Educação, Gestão Pública | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Proximidade Territorial, Culpa Materna e Acesso à Creche.pdf | 292,29 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132533/2/Proximidade Territorial, Culpa Materna e Acesso à Creche.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons