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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIFAP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | SOUSA, ROSIMAR NEVES | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-13T21:18:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-13T21:18:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-03 | - |
| identificador: dc.identifier.other | UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇÃOROSIMARSOUSA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132494 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Construir um ensino antirracista no Brasil, requer o envolvimento de todos que compõem a estrutura educacional desse país. No entanto, é importante que haja uma intervenção efetiva por parte do estado, no sentido de criar políticas que atendam as demandas voltadas para uma educação racial e inclusiva. A disponibilização de obras literárias para as escolas faz parte da política educacional brasileira, sendo essa ação gerenciada pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD/FNDE/MEC), que por meio do PNLD Literário envia para as escolas públicas do país, literaturas com as mais variadas abordagens, dentre essas, as que tratam da história e cultura afro-brasileira. A literatura, assim como o cinema e a música podem ser uma importante ferramenta pedagógica para professor de História discutir com os alunos a questão racial, retirando da poesia, contos e crônicas elementos historiográficos que evidencie o protagonismo do negro na construção histórica nacional e local (amapaense). Assim sendo, partindo da conexão entre a História e a Literatura, o referido estudo tem como objetivo central, construir um Caderno Temático voltado para o uso de literaturas afro-brasileiras e afro-amapaenses no Ensino de História, mostrando aos professores de História dos Anos Finais do Ensino Fundamental a possibilidade pedagógica de utilização da literatura para discutir com os alunos a História do negro no Brasil e no Amapá. O estudo desenvolve-se na perspectiva da pesquisa qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, com a análise de obras de autores/autoras que falam sobre o racismo no Brasil, as Leis antirracistas 10.639/03 e 11.645/08 e seus reflexos no sistema educacional brasileiro desde de suas sanções, livros didáticos e paradidáticos, uso de literaturas afro-brasileira e afro-amapaenses no Ensino de História, além disso foi feito a análise do acervo pertencente ao PNLD Literário edição 2020, direcionado aos Anos Finais do Ensino Fundamental, verificando o quantitativo de obras que tratam da História do negro no Brasil, além do número de autores negros relacionados as referidas obras. Utilizou-se também da pesquisa documental através da leitura e análise dos seguintes documentos: Leis 10.639/03 e 11.645/08, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Étnico-Racial e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana (2004), Planos Nacionais de Implementação das referidas Diretrizes (2013), BNCC e o currículo do componente curricular de História, editais do PNLD e a Lei Estadual n° 1.196/08. Desta forma, como resultado, o referido estudo identificou que o MEC disponibiliza obras literárias que tratam da história do negro no Brasil, embora seja numa pequena quantidade. Numa abordagem regional, verificou-se que o Estado do Amapá possui autores que abordam a temática negra local, no entanto essas obras não estão disponibilizadas nas escolas amapaenses. Por meio dessas obras foi possível propor como sugestão de atividade do Caderno Temático, três aulas-oficinas relacionadas a questão racial e a história e cultura afro-brasileira e afro-amapaense. Por fim, a pesquisa em questão tem grande relevância para o Ensino de História, pois acaba provocando os professores de História a refletirem quanto a possibilidade de utilização da literatura como fonte de pesquisa histórica e como metodologia de ensino. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 61.028 kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Literatura; Racismo; Afro-brasileira; Afro-amapaense | pt_BR |
| Título: dc.title | O USO DE OBRAS LITERÁRIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRO-AMAPAENSE | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | HISTÓRIA | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇÃOROSIMARSOUSA.pdf | 61,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/1132494/2/UNIFAPPROFHISTORIADISSERTAÇÃOROSIMARSOUSA.pdfDownload |
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