Sequência Didática: Atividades com o Aplicativo Matemáticas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMeneses, Marco-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Orlando-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-11-12T18:01:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-11-12T18:01:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-10-17-
identificador: dc.identifier.otherrecurso educacional Marco Meneses.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132451-
Resumo: dc.description.abstractEsse material, apresentado como Produto Educacional, é parte integrante de nossa pesquisa de Dissertação de Mestrado intitulada A utilização do aplicativo “Matemáticas” no contexto da gamificação, como proposta de ensino da matemática em uma turma do nono ano do ensino fundamental, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), sob orientação do Professor Dr. Orlando dos Santos Pereira. Nosso Produto Educacional consiste em uma sequência didática pensada especialmente para o 9º ano do Ensino Fundamental, com foco na integração entre os conteúdos curriculares da Matemática e o uso de tecnologias digitais, mais especificamente o aplicativo Matemáticas. O objetivo é oferecer ao professor uma proposta que possa tornar as aulas mais interativas, contextualizadas e envolventes, utilizando ferramentas que dialogam com a realidade dos estudantes da cultura digital. Este material pode ser aplicado por professores que atuam diretamente com turmas de 9º ano, mas também pode ser útil a estudantes de licenciatura e de cursos de pós-graduação na área de ensino de Matemática, como inspiração para projetos de ensino e práticas pedagógicas inovadoras. A proposta aqui apresentada organiza os conteúdos de forma bimestral, alinhando-os às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e sugerindo atividades práticas com o aplicativo, além de momentos de discussão, resolução de problemas e avaliações processuais. A linguagem adotada neste material é mais próxima e direta, com a intenção de facilitar a leitura e o uso em sala de aula. Nossa intenção foi construir uma proposta acessível, mas com fundamentação teórica consistente, que valorize tanto a ação ativa do aluno no processo de aprendizagem quanto a mediação crítica do professor. Esperamos que este recurso educacional possa inspirar novas possibilidades didáticas, favorecer o uso crítico das tecnologias digitais e, principalmente, contribuir para uma aprendizagem mais significativa da Matemáticapt_BR
Tamanho: dc.format.extent438,8kBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectGamificaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngajamentopt_BR
Título: dc.titleSequência Didática: Atividades com o Aplicativo Matemáticaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFMAT-UFRRJpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineRecurso Educacional da Dissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFMAT


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons