
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Acadêmica Aluz | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gonçalves de Lima, Alexssander | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | de Jesus, José Welington | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Sales Barreto, Magna | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-11-11T21:51:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-11-11T21:51:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-11-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Inclusão Educacional Equitativa | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1132437 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ambiente escolar regular representa um dos maiores desafios e, simultaneamente, um dos imperativos éticos e sociais mais significativos da educação contemporânea. Este movimento transcende a mera alocação física de estudantes, exigindo uma transformação estrutural e pedagógica profunda que assegure a participação plena e o desenvolvimento de cada indivíduo. No cerne desta transformação está o professor, cuja formação e capacitação contínua são fatores determinantes para o sucesso da política e da prática inclusiva. A formação continuada emerge, portanto, não apenas como uma ferramenta de aprimoramento profissional, mas como o principal motor para a construção de uma escola verdadeiramente acolhedora e equitativa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,61 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Alunos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Necessidades Especiais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
| Título: dc.title | Estratégias de Formação Continuada para Professores na Promoção da Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons